Compartilhe
O objetivo de aumentar a representatividade da Região Sul de Santa Catarina no âmbito estadual e federal em todas as esferas de poder, através do movimento “Do Sul pelo Sul”, foi alcançado neste último domingo, 07 de outubro, dia das eleições 2018. A região elegeu três deputados federais e oitos estaduais, mantendo a representatividade na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e na Câmara dos Deputados.
Durante toda a campanha eleitoral, o movimento “Do Sul pelo Sul” lançado pelas associações empresariais, promoveu ações ordenadas entre as entidades e os candidatos que apresentaram suas propostas e puderam conhecer as principais reivindicações de cada município. Além dos encontros, também foram feitas divulgações através de diversos meios de comunicação, como os veículos de imprensa, mídias sociais, outdoors, entre outras ações publicitárias em incentivo ao movimento.
Diferente da eleição anterior, o número de representantes se amplia na Amurel, com mais chances de defender as necessidades regionais. Antes a região contava com a representação do deputado José Nei Ascari (PSD), de Grão-Pará. Com a saída do parlamentar, a Amurel ficou sem representante. No entanto, a partir de 2019, três candidatos da região atuarão no Legislativo Estadual: Volnei Weber (MDB), de São Ludgero, Felipe Estevão (PSL) e Ada de Luca (MDB), ambos de Laguna.
Para o presidente da Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale), a partir de agora, inicia uma nova etapa, onde as entidades de classe acompanharão os trabalhos dos seus representantes e fiscalizarão as propostas apresentadas. “As reuniões foram produtivas. Conhecemos melhor os candidatos e as propostas de cada um. Nossos pleitos foram encaminhados e ressaltamos a importância de ter uma união. Esperamos que agora eleitos que eles apareçam, estejam engajados e escutem as suas bases”, afirma.