Compartilhe
Comprometida com a sua missão na busca pelo desenvolvimento sustentável catarinense, a Facisc em parceria com o Instituto Educacional da Economia Bávara (bbw), da Alemanha, iniciou nesta segunda-feira (16/11) o Seminário Técnico: Saneamento e Energias Renováveis – Experiências da Baviera – Alemanha e faz parte de uma ação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (Del) desenvolvido pela Facisc.
Presente na abertura do evento o presidente Jonny Zulauf ressaltou que é uma honra para a Federação fazer parte deste importante evento trazendo parceiros internacionais para debater o tema. “O uso de energias sustentáveis é cada vez mais uma necessidade mundial e em Santa Catarina não poderia ser diferente. Este é um tema que temos afinidades com a saúde e com a preservação dos recursos naturais e com este debate certamente poderemos construir bons propósitos para o desenvolvimento econômico sustentável de Santa Catarina”, destacou o presidente.
O encontro iniciou com um tour virtual pela Empresa de Abastecimento de Água de Memmingen seguida da apresentação com o engenheiro civil Marcus Geske, que falou sobre o Abastecimento de cidades com água potável na Alemanha, que tem cerca de 5 mil empresas de distribuição de água na Alemanha.
Entre outros aspectos foram abordados os instrumentos utilizados para a preservação e minimização das perdas nos Sistema, como por exemplo, instrumentos de áudio, como microfones dentro dos canos, para identificar os vazamentos pela avaliação dos barulhos causados, que são gravados e estudados em programas específicos. “Os microfones mais próximos gravam o maior barulho, isso ajuda a identificar vazamentos por exemplo”, explicou
Segundo o especialista, entre os desafios na gestão pública estão as pessoas e o cumprimento das normas. “Se cumpríssemos tudo o que é exigido poderíamos nos tornar inoperantes, por isso precisamos ver os elementos mais relevantes da legislação para nos adequar”, destacou.
Os exemplos Alemães podem ser implantados em Santa Catarina desde que haja boa vontade e conhecimento técnico e o Sistema de Abastecimento de Água da cidade de Memmingen é um deles.
O evento reúne até o dia 26/11 mais de 200 inscritos que assistirão renomados especialistas no assunto e exemplos reais de como as energias renováveis podem ser uma realidade em Santa Catarina. Serão sete palestras com especialistas alemães, visitas virtuais e chats com os especialistas.
A Facisc promove através de suas práticas e missão institucional o desenvolvimento sustentável catarinense. A energia acessível e limpa tem relação com o ODS 7 que é um dos compromissos da Agenda 2030 propostos pela ONU, a qual a Facisc é signatária.
Confira AQUI a programação dos próximos dias do Seminário.