Compartilhe
Instituído por lei municipal em 2022, o Dia de Doar será celebrado este ano em 24 de novembro, com a campanha Doa Criciúma, uma grande mobilização liderada pelo Núcleo do Terceiro Setor da Associação Empresarial de Criciúma (Acic).
“Queremos dar visibilidade às 17 organizações que integram o Núcleo e, ao mesmo tempo, demonstrar o impacto social gerado. Precisamos considerar a quantidade de atendimentos diários realizados por essas instituições”, pontua a diretora da Abadeus e coordenadora do Núcleo do Terceiro Setor, Shirlei Monteiro.
Segundo ela, perto de 30 mil pessoas são atendidas diretamente e suas famílias, impactadas nas diversas áreas de atuação das 17 nucleadas, como socioassistencial, educação, cultura, inclusão produtiva e saúde.
“Estamos trabalhando sob um novo olhar, queremos inspirar pessoas, empresas e setor público para convergir esforços, visando o fortalecimento do Terceiro Setor, em prol do bem coletivo. Se chamarmos atenção e mobilizarmos a cidade em torno dessas organizações, estaremos satisfeitos”, reflete Shirlei.
Projeto é apresentado a diretores da Acic
O lançamento da campanha está previsto para 9 de outubro, mas o projeto já foi apresentado à diretoria da Acic. “Estamos engajados e apoiaremos essa ação, relevante não apenas para as instituições que serão beneficiadas, mas para a comunidade como um todo. A Acic fomenta o desenvolvimento sustentável, que inclui o aspecto social, assim como o ambiental e o econômico”, enaltece o presidente da entidade empresarial, Valcir José Zanette.
A apresentação coube ao coordenador de Mobilização de Recursos do Bairro da Juventude, Carlos Roberto Roncáglio, integrante do Núcleo e coordenador da campanha. “Queremos fazer um movimento coletivo em direção ao Dia de Doar. Pedimos a colaboração da Acic, para que abraçasse esse momento com as 17 organizações do Núcleo do Terceiro Setor”, salienta.
“O Dia de Doar será em 24 de novembro, mas já começamos a nos organizar e provocar esse movimento junto à imprensa, à comunidade, às entidades e ao poder público. O Núcleo vai trabalhar nessa mobilização, tendo como principal objetivo criar a conscientização e a cultura de doação nas pessoas, nas empresas, nas entidades, no poder público, que todos estejam engajados num propósito só”, acrescenta Roncaglio.
“O propósito do Núcleo é gerar um movimento de adesão das demais Organizações da Sociedade Civil de Criciúma, resultando no fortalecimento e profissionalização do Terceiro Setor e também contribuir para a cultura de doação tornando essa campanha Doa Criciúma uma ação anual do Núcleo”, reforça Shirlei.