Compartilhe
Finalizou no último sábado, dia 02 de julho de 2022, a Missão Técnica “Turismo Sustentável na Baviera – Alemanha”.
Idealizada e financiada pela organização BBW Internacional e pela Secretaria de Assuntos Econômicos da Baviera em cooperação com o programa DEL Turismo, os 6 dias de missão tiveram como foco acrescer os conhecimentos e conceitos sobre o turismo sustentável e munir os participantes de exemplos de boas práticas e ferramentas de gestão sustentável.
Durante os dias 26 de Junho e 02 de Julho, líderes dos municípios de Bombinhas – SC, Treze Tílias – SC, Itá – SC, Orleans – SC, Brasiléia – AC, Epitaciolândia – AC, Capitólio – MG Diamantina – MG, Corguinho – MS, Pedro Gomes – M, Galinhos- RN e Tibau do Sul – RN, tiveram a oportunidade de vivenciar o turismo no principal destino turístico da Alemanha, o sul do estado da Baviera. O roteiro da missão percorreu seis municípios no estado alemão e contou com visitas e palestras que permearam os diferentes pilares da sustentabilidade.
A Facisc foi representada pelos coordenador do Programa DEL, Osmar Vicentin e a consultora Carina Casanova. “Tivemos a oportunidade de conhecer novas metodologias de trabalho como a economia do bem comum e a atuação regional nos chamados círculos de desenvolvimento. Além disso também tivemos uma aproximação prositiva com a secretaria da economia da Baviera e com a agencia de promoção do turismo, assim como com algumas prefeituras que planejamos estreitar laços para possíveis intercâmbios e visitas técnicas a equipamentos possíveis de serem trabalhados no Brasil, como por exemplo o tour na floresta da Baviera que temos totalmente condições de ter semelhante em Santa Catarina”, relatou.
Roteiro da Missão:
Dia 1 – 26 de junho 2022
• Visita ao Museu do Patrimônio Cultural Glentleiten
• Palestra e caminhada com a empresa Green Solutions – Sinalização e planejamento de trilhas
e importância de unirmos tecnologia, turismo e conservação da natureza
Dia 2 – 27 de junho 2022
• Visita a Comunidade Sustentável do Castelo de Blumenthal – referencia em coletivismo e
economia do bem comum. Líderes participaram de rodadas de conversas muito interessantes
sobre o funcionamento da comunidade, econômica do bem comum, sustentabilidade e
agricultura solidária.
• Visita ao Fórum da Marina Regensburg – Conversa com a chefe de marketing, assessora de
sustentabilidade e eventos do Regensburg Tourismus, sobre a gestão do turismo no destino e
quais o principais desafios e metas para o futuro.
Dia 3 – 28 de junho de 2022
• Palestra Sobre Turismo na Baviera leste – local que abriga o Parque nacional da Floresta da
Baviera, primeiro Parque Nacional da Alemanha e uma das maiores reservas naturais da
Europa Central.
• Visita Guiada ao centro da Cidade de Regensburg e monumento histórico Walhalla.
• Palestra sobre empreendimentos parceiros do Parque Nacional
Dia 4 – 29 de junho de 2022
• Palestra e visitação ao Parque Nacional da Floresta da Baviera – com visitação ao museu
central, instalação do restaurante, Baumwipfelpfad (Caminho sob a copa da floresta) e o ônibus
intermunicipal gratuito do parque.
Dia 5 – 30 de junho de 2022
• Visita a agencia Arberland Regio – Empresa de desenvolvimento distrital que promove a
integração institucionalizada da economia e dos municípios, combinando competências de
gestão regional, desenvolvimento econômico e promoção do turismo sob o mesmo teto.
• Visita a Fabrica de Cristas Joska
• Palestra com Prefeito da Cidade de Bodenmais e os efeitos do turismo na população e
econômica local
Dia 6 – 01 de julho de 2022
• Conversa com o a Empresa de marketing turístico da Baviera e Bate papo com a Representante
da Secretaria de Assuntos econômicos da Baviera no Brasil
• Visita ao Centro de Munique
• Rodada de avaliação da Missão Técnica.
Segundo Andreas Dohle, coordenador do Programa DEL Turismo, a missão se exteriorizou em “50% inspiração e 50% integração”. Os participantes puderam, ao mesmo tempo, vivenciar exemplos de sustentabilidade aplicados ao turismo em um país referência e “trocar experiências e vivências entre os palestrantes convidados e os próprios
integrantes da missão”, destacou Andreas.
Camila Fernandes, Coordenadora do Programa DEL Turismo no Mato Grosso do Sul acrescentou: “ver modelos de projetos de atrativos turísticos que já estão desenvolvidos para o turismo e são tão conhecidos e fortes, é exemplo e inspiração para aplicarmos modelos similares no Brasil. A questão do trabalho conjunto entre o público, privado e a comunidade local, e ver como essa rede funciona tão forte nos municípios foi fundamental para mim. Especialmente quando observamos na prática a importância que é setor público acreditar que o turismo é realmente uma atividade que desenvolve economicamente o local e pode transformar a comunidade de uma forma saudável e sustentável em todos os aspectos”.
A missão contou com participantes líderes de diversas áreas correlacionadas ao turismo o que resultou em aprendizados distintos que poderão ser aplicados de diversas maneiras no país. Segundo Carlos Alberto Arns Filho, diretor da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina “o principal valor desta missão para o nosso estado é o foco na questão da transição energética justa. A Alemanha está justamente passando por esse movimento de transição e a conexão feita entre a missão, o turismo e a sustentabilidade, foi fundamental para entendermos que sim, podemos investir no turismo como forma de desenvolvimento econômico justo e benéfico para a comunidade, já que nossa região tem um potencial turístico enorme. Para mim a principal importância desta missão foi conhecer os case de sucesso das localidades que hoje sobrevivem também do turismo e mostrar para nossos municípios que isso é possível, de maneira sustentável.”
Associativismo, cooperativismo, regionalidade, comunicação apropriada e valorização da cultura local foram alguns dos temas abordados durante a missão que foram destacados pelos participantes como assuntos fundamentais e que devem ser estreitados e ainda mais valorizados no dia a dia para a construção de um turismo mais robusto e responsável no Brasil.
Segundo Karina Zueher, representante do município de Treze Tílias – SC “missão DEL Turismo Baviera foi uma virada de chave na questão do direcionamento do desenvolvimento econômico local com a proposta de sustentabilidade. “Entender que com pequenas ações é possível caminhar para um futuro mais sustentável facilita o processo para o desenvolvimento no nosso município”. declarou.