Missa de Ação de Graças celebra aniversário de 86 anos da ACIBr e Dia Mundial do Pão




Como parte das comemorações dos 86 anos da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) e, para celebrar o Dia Mundial do Pão, na noite de domingo, 18 de outubro, foi realizada na Paróquia São Luís Gonzaga, uma Missa de Ação de Graças alusiva a ambas as datas. A missa contou com a presença de diretores da ACIBr, integrantes do Núcleo de Panificadoras e Confeitarias da entidade, além de associados e demais pessoas da comunidade. Por conta das restrições da pandemia e, para atingir um público ainda maior, a missa também foi transmitida pelas redes sociais da paróquia e pode ser acompanhada por diversas pessoas de forma on-line.

Além disso, a celebração foi alusiva ao Dia Mundial das Missões, bem como pela passagem do Dia do Médico.

Missão de partilha

A cerimônia foi presidida pelo pároco, padre Diomar Romaniv, que durante a homilia refletiu sobre a gratidão da Igreja em prol de todos os que assumem sua missão no mundo, de fé esperança e caridade, nas mais variadas funções que exercem. “Reconhecer que, de diferentes maneiras, em diferentes setores, como na medicina, na administração, no empresariado, no pão, no serviço que prestamos, na partilha, estamos contribuindo para construirmos o Reino de Deus. E a Igreja cresce nesse sentido, quando o Reino de Deus se expande, quando homens e mulheres de fé conseguem viver isso não só no interno da igreja, mas na comunidade. Por isso essa grande gratidão e bênção especial nesta noite para todos esses grupos de pessoas que aqui estiveram representados”, declarou.

Para a presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti, a celebração em mais um ano marca a renovação da fé e das bênçãos, para todos os que se dedicam e até hoje se envolveram na trajetória da ACIBr. “Foi um momento muito especial, muito gratificante, com essa bênção para os empresários diretores, associados, colaboradores e parceiros da ACIBr, para que, dentro sempre da ética, possamos promover a prosperidade. Foi uma missa solene, muito bonita, que celebrou mais um aniversário da ACIBr que tem uma trajetória muito especial, de trabalho, dedicação e ética”, comentou.

Valorização do pão

Outra reflexão feita pelo pároco durante a celebração foi em relação ao simbolismo do pão, sua representatividade na fé cristã e a necessidade do olhar para o alimento e sua valorização. “Todos os dias pedimos ‘o pão nosso de cada dia’, o pão para ser partilhado primeiro em nossa casa. Mas é preciso também pensar no desperdício que há, não só do pão, mas do alimento que ele simboliza. Muitas vezes por termos demais esquecemos de tantos que não o tem, as pessoas da nossa própria cidade, que muitas vezes são atendidas pelos trabalhos sociais que realizamos como igreja. Então, além de agradecer, para que o fruto do nosso trabalho e da bondade de Deus não nos falta nada, esperamos que esse olhar se volte também para aqueles que pouco têm”, completou o padre.

Ao final da missa o Núcleo de Panificadoras e Confeitarias da ACIBr realizou a distribuição de 1.500 pães para toda a comunidade.

“O pão é um alimento abençoado, desde a época de Cristo, e temos que agradecer, por ele nunca faltar em nossas mesas, da mesma forma que precisamos dividir, para que possamos prosperar cada vez mais”, completou a coordenadora do Núcleo, Patrícia Panissa Kruger.