Compartilhe
Gestão e representatividade foram os assuntos em destaque no segundo dia do Seminário para Líderes Empresariais da Facisc, realizado nesta quinta-feira (09/02).
As consultoras regionais Aline Ghisi e Paola Vieira iniciaram a programação apresentando as principais ferramentas e pontos de atenção na gestão das entidades.
Adelita Adiers, coordenadora de projetos especiais da Facisc, falou sobre a importância do compliance para as entidades e o papel das lideranças na implantação dessa cultura. “Mais do que documentos, precisamos dar o exemplo como líderes”, ressaltou.
O consultor Deinyffer Marangoni apresentou aos representantes o Programa A+ que foi criado para profissionalizar a gestão e fortalecer as associações empresariais.
E para demonstrar na prática a importância dos temas expostos, os representantes assistiram ao case da Associação Empresarial de Chapecó (ACIC), apresentado pelo executivo da entidade, Fábio Magro, que demonstrou como é feito o planejamento e a gestão das demandas internas e externas da entidade que tem 74 anos de experiência no associativismo.
Papel essencial na liderança das entidades, a representatividade também abordada no encontro pela consultora regional Márcia Tonet.
“A sociedade que você está inserido tem a capacidade de alavancar ou tirar você do processo. O desafio é fazer capital social com todas as pessoas do ambiente. Não adianta só reclamar, é preciso conhecer para participar e a associação tem o poder de melhorar a capacidade econômica e gerar oportunidades para o desenvolvimento local. Se envolver no processo é representatividade”, destacou Márcia.
O encontro finalizou com a palestra do especialista em lobby e advocacy, Abelardo Bridi, que falou sobre a importância da participação política dos líderes. “É preciso conhecer a estrutura governamental, o funcionamento dos poderes e saber fazer o lobby ou advocacy para melhor representar as entidades e os interesses dos associados”, destacou.
*Confira depoimentos de alguns participantes do evento:*
“O Seminário está incrível. Vai ajudar na estruturação da nossa equipe de trabalho. Os conteúdos mudaram o pensamento que tinha, pois vi que temos que melhorar muito e valorizar as pessoas que fazem parte”, destacou Milton José Melz, presidente da Acio de Iporã do Oeste.
“Estou iniciando agora como presidente e esse Seminário vai ajudar muito, principalmente o networking que estou tendo aqui e podendo trocar experiências com outros presidentes”, Luiz Claudio Zilli Bacic, presidente da Acirne, de Rio Negrinho.
“O Seminário é fantástico como ideia, como conceito e como perspectiva de desenvolvimento para as entidades. É uma ótima experiência para quem está iniciando e também é fundamental para quem já está empreendendo no Sistema Facisc. O relacionamento que criamos aqui nos serve para o resto da vida. Parabenizo a Facisc e desafio que isso seja replicado nas demais entidades”, Antônio Carlos Bandeira Guimarães Filho, presidente da ACIM de Imbituba.
“O Seminário é muito proveitoso. Todo o conhecimento apresentado é extremamente necessário para nós representantes. Para mim em especial, que recém assumi, será muito importante para reestruturar a associação.
Saio com a cabeça fervilhando de ideias e espero continuar tendo esse suporte pois isso fortalece muito na base”, Cleverson Castanho, presidente da ACISC de São Carlos.