Compartilhe
A cidade de Itá vai respirou inovação no último final de semana. De 18 a 20 de agosto, jovens e pessoas ligadas à inovação pensaram ações para atingir um objetivo audacioso: chegar em 2030 como o município mais sustentável da América do Sul. O evento Startup Weekend foi uma imersão intensiva, na qual os participantes aprenderam a pensar, trabalhar e integrar como em uma startup. No total, foram 54 horas de programação que envolveram 65 participantes. Ao longo de três dias, os participantes foram orientados por 12 mentores e tiveram contato com investidores, cofundadores e patrocinadores para mostrar como fazer mais, melhor e até mesmo como começar um negócio. O evento aconteceu no resort Itá Thermas.
O evento faz parte do maior conjunto de eventos para startups no mundo promovido pela aceleradora americana Techstars e organizado por voluntários. Segundo o coordenador da Câmara Técnica de Inovação e presidente do Conselho de Inovação, Rafael Dalmolin, a cidade de Itá é a segunda menor cidade de Santa Catarina a realizar um startup weekend e isso se deve a todo o direcionamento e esforço que a cidade vem fazendo em prol da inovação. “Realizar este evento é estratégico em Itá pois faz com que entremos de fato neste circuito de inovação. Isso irá consolidar e posicionar Itá no ecossistema de inovação”.
O evento foi realizado em Itá pelo Itatech, pelo Programa Del, Prefeitura de Itá e pela Associação Empresarial de Itá – Acita.
Inovação em Itá
Tudo começou em 2015 quando iniciou o o Programa Del em Itá. Em 2020, o Del foi retomado com diagnósticos dos indicadores do município e entrevistas com lideranças para que a partir deste diagnóstico fossem criadas as cinco Câmaras Técnicas em Itá e o Conselho. O Programa Del é uma iniciativa do Instituto Del e da Facisc que tem como objetivo aumentar a competitividade e a capacidade de transformação dos municípios, por meio de estruturação da governança em coletivos sociais. Da Câmara Técnica de Inovação surgiu o Centro de Inovação. “Entendemos que a questão mais importante a ser trabalhada seria a sensibilização, ou seja, a parte educacional”, explica Rafael. Desde a implantação mais de 700 pessoas já foram impactadas através de cursos, palestras e eventos. Dessas mais de 10 palestras foram realizadas com palestras de alto nível. Em paralelo, foram criadas as políticas de Inovação de Itá, com a formação do Conselho de Inovação, programa de incentivo municipal de inovação, fundo de inovação e estamos em andamento com a construção do espaço físico do Centro de Inovação.
Sobre o evento
O Startup Weekend é realizado durante um fim de semana, de sexta a domingo. No primeiro dia, os participantes apresentam suas ideias de negócio e formam equipes com outros interessados. Em seguida, os participantes trabalham juntos em seus projetos durante o fim de semana, com o apoio de mentores experientes e palestrantes convidados. No final do evento, as equipes apresentam seus protótipos e recebem feedback de um painel de avaliadores.
O Startup Weekend foi criado em 2007 por Andrew Hyde, que organizou o primeiro evento em Boulder, Colorado. Desde então, o evento se expandiu para várias cidades pelo mundo e já ajudou a lançar dezenas de startups de sucesso. O evento já foi realizado em mais de 150 países, impactando mais de 428 mil pessoas, e o Brasil é o país com o maior número de eventos no mundo.