Encerramento do ciclo de capacitações marca o preparo para iniciar, em agosto, a jornada com mais de 1.500 estudantes do Ensino Médio no estado.
O encerramento do ciclo de capacitação de multiplicadores da 11ª edição do Programa Geração Empreendedora, realizado nesta quarta-feira (02) em Concórdia, marcou um momento histórico para o projeto promovido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), por meio do Programa Empreender. Ao todo, 213 empresários voluntários foram preparados para liderar encontros com estudantes do Ensino Médio no estado, consolidando a maior mobilização já registrada desde o início da ação.
Com o ciclo de formação encerrado, passando por Florianópolis, Rio do Sul e Concórdia, o Geração Empreendedora se prepara agora para iniciar, em agosto, os encontros com os 1.544 estudantes do 2º ano do ensino médio, distribuídos entre as 71 associações empresariais inscritas, um número recorde de participantes em uma única edição. A média histórica era de 800 alunos, o que evidencia o crescimento e o impacto cada vez maior do programa nas escolas públicas e privadas de Santa Catarina.
O programa, realizado com apoio dos núcleos empresariais do Programa Empreender, integrantes do CEME, CEJESC, CENI e NEA, é dividido em cinco etapas práticas, todas gratuitas, conduzidas por empresários voluntários nas sedes das ACIs, com metodologia focada no desenvolvimento do protagonismo e da mentalidade empreendedora nos jovens.
“É impossível não se alegrar ao ver empresários que doam seu tempo e conhecimento para preparar nossos jovens para a vida real. Eles não apenas ensinam, mas também aprendem, criando conexões transformadoras. O Geração Empreendedora é a prova de que o associativismo é um agente de mudança poderosa”, destaca o diretor de capacitação suplente da FACISC, Crenilson Corrêa, que representou a entidade no treinamento em Concórdia.
Entre os multiplicadores, histórias inspiradoras mostram a força do projeto. Um dos destaques é Kelvyn Serpa, de Capinzal, que participou como aluno em edições anteriores e hoje, com apenas 19 anos, retorna como multiplicador. “Na escola eu já tinha algo de empreendedor comigo. O GE me ajudou a entender isso melhor, principalmente na parte da comunicação. Hoje atuo como gestor de tráfego pago para negócios locais. Já investimos mais de R$ 100 mil em anúncios e geramos mais de meio milhão em resultados para empresas. Estar aqui, ao lado de grandes nomes do empreendedorismo, é um privilégio enorme”, conta emocionado.
Juliana Pereira da Silva, do Núcleo da Mulher Empreendedora de Urussanga, também compartilhou sua motivação. “Conhecemos o GE pelas multiplicadoras do ano passado, que falaram muito bem do projeto. É um programa rico, que traz uma bagagem que nós, enquanto estudantes, não tivemos”, pontua ela.
Mais do que formar futuros empreendedores, o Geração Empreendedora constrói pontes entre gerações, inspira trajetórias e transforma realidades locais a partir do voluntariado, do associativismo e do compromisso com um futuro mais consciente e inovador.
Com mais de 4.666 alunos impactados nas dez edições anteriores, o programa segue agora para a etapa mais aguardada: o início da jornada com os estudantes e, mais uma vez, planta sementes que irão florescer por muitos anos.







