Live FACISC aborda a gestão ambiental e os benefícios para as empresas




A Gestão ambiental voltada para empresas, foi tema de live especial do Programa de Sustentabilidade Ambiental da Facisc nesta quinta-feira (10/09).

Moderado pelo assessor ambiental, Guilherme Dallacosta, o encontro iniciou com a participação da química e presidente da Câmara Técnica de Resíduos do Consema, Schirlene Chegatti, que falou sobre os sistemas de gestão ambiental e a importância da certificação como um valor para as empresas. “Os sistemas permitem maior segurança e um controle mais eficaz dos procedimentos. Pois não cumprir a legislação pode com certeza afetar o desempenho da empresa. Por isso, em um Sistema de gestão a legislação vem em primeiro lugar e em seguida a medição e o monitoramento, pois se não se conhece o problema não há como medir”, destacou.

A engenheira ambiental e coordenadora de meio ambiente do Perini Business Park, Letícia Lunardi Woyakevicz, abordou a gestão ambiental em ambientes coorporativos compartilhados, ou seja, condomínios empresariais.  “Um sistema ambiental só é eficaz se é utilizado com finalidade de contribuir com a atividade da empresa. Temos que desmistificar que a área ambiental é algo difícil de ser implementado, pois existem ações mínimas que podem ser feitas independente do porte da empresa”, declarou Letícia.

Engenheira sanitarista e ambiental e gerente na empresa Veolia Brasil, Fernanda Maria de Felix Vanhoni, falou sobre o gerenciamento de resíduos e a importância de um bom monitoramento para que não existam custos adicionais. “O gerenciamento não significa que seja necessário ter certificação, porém quanto maior a geração de resíduos maior será o custo com tratamentos. Para as pequenas e medias empresas em geral não há custos adicionais, mas para as grandes as empresas, pode sim haver custos. Por isso a importância de um plano de gerenciamento”, comentou Fernanda.

Perdeu a live? Acesse o CANAL FACISC e confira.