Compartilhe
Lançamento do livro “Quem tem Medo da Cultura”, de Edson Busch Machado, contará com apresentação do Duo Cerqueira-Alexandre, nesta quinta-feira.
Um encontro entre literatura e música dará sequência à programação em celebração aos 80 anos da Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Por meio do Projeto de Cultura da entidade, ocorrerá nesta quinta-feira, 27, o lançamento do livro “Quem tem Medo da Cultura”, de Edson Busch Machado, que contará com apresentação do concerto “Música: Encanto e Graciosidade”, do Duo Cerqueira-Alexandre.
O evento será realizado na galeria de arte da associação, a partir das 20 horas. “A cultura é uma parte essencial da história da Acic e por isso estará presente em diversos momentos neste ano em que celebramos oito décadas de atuação”, ressalta o presidente da Acic, Valcir José Zanette.
“Ao longo de sua trajetória, o Cultura Acic tem evidenciado diversas formas de manifestação artística e, sempre que possível, promovido encontros entre elas, como nesta noite de celebração”, destaca a coordenadora do projeto, Iara Gaidzinski.
Da pandemia, a inspiração
Artista visual, curador de exposições, jornalista, gestor cultural e operário da cultura, Edson Busch Machado foi um grande observador e provocador das diferentes facetas da arte durante toda sua trajetória profissional. Mas a ideia de reunir e contar essa jornada em um livro veio apenas em 2020.
Isolado socialmente por conta da pandemia de covid-19, o autor aproveitou esse período para mergulhar no seu acervo pessoal, presente na sua casa/museu, na tentativa de organizar gavetas, armários, arquivos, estantes, mapotecas, pastas de documentos, baús, caixinhas e caixotes com papéis diversos.
O que ele não imaginava era que esse garimpo renderia surpreendentes redescobertas. “Ali estavam textos e artigos que escrevi e publiquei durante décadas sobre artes visuais, dança, cinema, fotografia, patrimônio histórico, gestão cultural, economia criativa, leis de incentivo, viagens, diplomacia, comportamento e generalidades”, comenta o escritor.
“Percebi que esse farto e raro material iconográfico, nas mãos e às vistas de estudiosos, pesquisadores e curiosos em geral, poderia proporcionar boas e didáticas informações.”, acrescenta.
Assim nascia a obra, que tem cerca de 600 páginas e 2 mil citados entre artistas, museus e instituições de cultura, a maioria catarinense. No próximo mês, o livro será lançado também em São Joaquim e Jaraguá do Sul.
Do romantismo europeu ao tango argentino
Já o concerto “Música: Encanto e Graciosidade” é um dos projetos do Duo Cerqueira-Alexandre em 2024. Reúne obras de compositores europeus e sul-americanos, indo do clássico ao popular, unindo o encanto e romantismo das obras de Schubert, Bruni e Fuchs e a graciosidade das músicas de Gardel e Piazzolla.
A apresentação marca o retorno do Duo Cerqueira-Alexandre ao Cultura Acic. O conjunto de música de câmara é composto pelo violinista Josenir Alves Cerqueira Júnior e o violista Jaison Alexandre de Oliveira, dois jovens que trilharam juntos o
caminho da música e apresentam ao público a música de câmara com peças para dois instrumentos, a viola e o violino.
Esta será a primeira apresentação do concerto “Música: Encanto e Graciosidade” e a segunda ocorrerá no dia 18 de julho, às 19h30, também na Acic. Para dar seguimento ao projeto e levar música erudita de qualidade e de forma gratuita a seus espectadores, o duo ainda busca parcerias.