Compartilhe
Representantes da Associação Empresarial de Rio Negrinho, (ACIRNE), da Facisc e outras lideranças locais reuniram-se na Câmara de Vereadores de Rio Negrinho, na terça-feira (07/12) para um amplo debate sobre as melhorias a serem exigidas do governo Federal para a BR 280, trecho urbano de Rio Negrinho.
No encontro foram acordados alguns pontos que farão parte do documento base que servirá para cobrar das autoridades e órgãos federais, como por exemplo, DNIT, Ministério da Infraestrutura e Governo Federal.
O documento será lançado nos próximos contendo os seguintes itens:
1) A afirmação de que a solução definitiva para a rodovia BR 280 é a construção de um contorno viário desviando todo o tráfego de carga pesada e de veículos em viagem. Para tanto será cobrado o compromisso do DNIT para desenvolver os estudos e a elaboração do projeto;
2) De forma organizada e respeitosa será travada uma grande luta, mobilizando a sociedade de Rio Negrinho para conquistar as seguintes e imediatas melhorias:
– Mudanças no trevo do bairro São Pedro;
– Construção de uma passarela no bairro São Pedro;
– Construir uma rotatória no acesso ao bairro Vista Alegre;
– Construir um trevo alemão no acesso a avenida principal do bairro Jardim Hantschel;
– Construir uma faixa adicional no trecho da Pioneira até o posto da Polícia Rodoviária Federal;
– Fazer os ajustes e nivelamentos necessários no trevo principal de acesso a Rio Negrinho;
– Fazer uma faixa adicional no trecho do trevo principal até a Atlanta Móveis;
– Construir um trevo Alemão em frente ao posto Naceo;
– Construir um trevo Alemão nas saídas para os bairros Vila Nova e Serrinha;
– Fazer uma faixa adicional no trecho da subida em frente a APAE;
– Construir uma Passarela em frente o colégio Jorge Zípperer;
– Construir um trevo Alemão na saída para a rua Luiz Graff;
– Fazer uma rotatória no acesso ao bairro Industrial Norte;
– Fazer uma rotatória na saída para a Empresa SOLIDA;
– Fazer o recapeamento de todo o trecho urbano;
– Nos locais que os estudos indicarem a necessidade de lombadas eletrônicas que o limite de velocidade seja 60 km por hora;
– Fixar guardrail ao longo do percurso onde as casas estiverem abaixo do nível da rodovia.
3) Serão acompanhadas com atenção as votações, no Congresso Nacional, das matérias relativas ao orçamento da união, para garantir a inclusão de recursos para os necessários investimento na BR 280.
4) A luta e mobilização será permanente, para que, a cada ano, seja conquistada uma parte das nossas demandas, até a definitiva conclusão de todas as obras.
A reunião contou com a participação do vice presidente regional da FACISC, Antônio Carlos Tiburske, que ressaltou que encontro foi de suma importância e aponta a necessidade urgente de aporte de recursos para realizar significativas melhorias para, principalmente, garantir o escoamento da produção agrícola e indústrias das cidade do Planalto Norte Catarinense e Sul do Paraná aos portos. “As melhorias também garantirão mais segurança às pessoas e veículos que por ali transitam”, declarou.