Compartilhe
A Plenária deste mês da Associação Empresarial (Acisbs) abordou o tema Liderança Corporativa. O palestrante Sandro Ferrari tratou dos perfis de liderança e de como desenvolvê-las. “Qual é o grande diferencial nas empresas hoje?” iniciou. A plenária reuniu diretoria, associados e comunidade empresarial em geral, no auditório da entidade, na segunda-feira, 31.
Ao fazer o questionamento, Sandro destacou que o grande diferencial nas empresas hoje, são as pessoas. “Na década de 70 eram as melhores máquinas; nos anos 80 a qualidade reconhecida dos produtos, vieram as ISOs; já na década de 90 os processos bem definidos e em 2000 a tecnologia da informação” relembrou. O profissional destacou que liderança é fazer com que todos remem na mesma direção, mas sempre tem um que se destaca e coordena o grupo.
Ferrari tratou da autoliderança, liderança situacional e o líder como um coach. Ele apresentou o modelo iceberg de liderança, que compreende o comportamento, o desempenho e os resultados. “Hoje temos uma mudança de paradigma da liderança, os valores tradicionais transformam-se em um novo modelo, onde todos são iguais” apontou. E completou dizendo que o verdadeiro líder sabe ouvir e dá feedback ao liderado. “O feedback é visto como algo ruim. Mas na verdade não é positivo ou negativo. É saber apontar os pontos positivos e o que precisa melhorar” frisou.
O palestrante falou ainda da técnica rapport, que conforme ele, é a chave do sucesso de qualquer relacionamento. “Se tornar igual ao outro. Falar o que a pessoa gosta, entrar no ritmo da pessoa”. Ele também abordou a importância da comunicação, que para que uma tarefa seja bem executada ela precisa ser bem comunicada. Sandro usou dinâmicas para mostrar aos participantes que cada um recebe a informação de um jeito, por isso, o cuidado ao repassar a informação ao liderado.