Compartilhe
Entre os dias 15 e 17 de novembro, o Núcleo de Jovens Empreendedores de São Miguel do Oeste (JESMO) esteve em Assunção, capital do Paraguai, para uma missão empresarial. A atividade teve o objetivo de fortalecer parcerias, gerar negócios e, principalmente, oportunizar aos nucleados conhecerem a cultura e o movimento jovem paraguaio.
“O país vizinho ao Brasil é hoje uma das economias mais estáveis e vibrantes da América do Sul. Com sua taxa média de crescimento de 5% ao ano na última década e uma moeda estável em relação ao dólar, o mercado paraguaio se transformou num país de oportunidades, inclusive para empreendedores brasileiros. Desta forma, a viagem foi uma oportunidade para conhecer de perto esta realidade”, pontua a coordenadora do núcleo, Camila Sebben.
A missão contemplou visitas à Comarca de Comércio Paraguai/Brasil e à União Industrial do Paraguai (UIP). “As visitas proporcionaram ao grupo um contato direto com os dirigentes, sendo possível o conhecimento de como empreender no Paraguai”, ressalta Camila, destacando também a visita ao Terport, o maior e mais moderno porto de Assunção, e os passeios turísticos realizados pelo grupo.“Fomos muito bem recebidos. O povo é acolhedor e disposto a unir forças para fortalecer os países. Foi uma viagem incrível e muito produtiva. Empreender é algo que motiva esse núcleo”, finaliza a coordenadora.
Oportunidade para os núcleos
O presidente do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (CEJESC), Antônio Carlos Guimarães, menciona que, por meio dos blocos internacionais, dos quais CEJESC participa através da Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE), gera-se a oportunidade para os nucleados conhecerem e conviverem com jovens empreendedores de todo o mundo.
“No caso da Federação Ibero-americana de Jovens Empresários (FIJE), temos um programa chamado Passe Verde, onde os jovens empresários dos diversos países ibero-americanos são incentivados a gerar intercâmbios, negócios e oportunidades em conjunto. Esta missão do JESMO ao Paraguai é um exemplo do potencial da nossa rede”, afirma o presidente, incentivando a realização de outras ações como essa.