Compartilhe
Dando continuidade as rodadas de entrega da cartilha Voz Única, nesta quinta-feira, 20/9, a Facisc também entregou, em Joinville, o documento aos candidatos da regional Norte.
O documento, que tem mais de 700 demandas do setor produtivo, traz um resumo das opiniões de 80 mil empresários filiados às entidades que fazem parte da federação. O evento contou com a presença de empresários das associações empresariais de toda a região.
O presidente da Federação, Jonny Zulauf ressaltou a importância do documento para o Estado. “Levantamos o que Santa Catarina precisa na visão do empresariado, mas que se traduz a visão da sociedade como um todo, pois as demandas existentes neste documento são anseios de todos os cidadãos que querem ver o nosso estado crescer ainda mais”.
Para o presidente da Associação Empresarial de Joinville, João Joaquim Martinelli, o Brasil só vai mudar pela política, mas seria melhor se isso fosse feito por políticos formados no ambiente empresarial.
Prioridades do Norte
As associações empresariais de Joinville, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Araquari, Corupá, Garuva, Itapoá, Massaranduba, São Francisco do Sul apresentaram 77 reivindicações. A infraestrutura novamente foi o carro-chefe, com 43% as solicitações.
As 10 associações destacaram entre os itens, cinco prioridades:
- Acelerar término da duplicação dos lotes 1 e 2 da BR 280.
- Quadruplicar a BR 101.
- Realizar e executar projeto de manutenção e duplicação das rodovias estaduais na regional.
- Realizar a transposição dos trilhos no contorno ferroviário para rota alternativa.
- Executar a simplificação tributária proposta pelo Movimento Brasil Eficiente e as duas versões do projeto sobre o Conselho de Gestão Fiscal (PLP-210-2015 e PLP 143/2010).
Conheça o documento completo com as demandas do Norte catarinense em: https://www.vozunica.org.br/norte
Demandas das Mulheres e Jovens Empresários
O representante do Cejesc, Sadi Goulart, apresentou como pleitos dos jovens empresários a simplificação do processo de abertura de empresas e o estimulo ao empreendedorismo por meio da criação de incubadoras, e também o desenvolvimento de um programa de capacitação e educação empreendedora.
A representante do CEME, Silvia Maria Coleraus, destacou a disparidade salarial entre homens e mulheres em Santa Catarina e a inclusão do empreendedorismo na grade curricular das escolas catarinenses como demandas reivindicadas pelas mulheres empresárias.
Documento Voz Única
A Facisc apurou 702 demandas dos empresários, nos setores de infraestrutura, gestão pública, questões tributárias, segurança, educação, saúde, entre outros. “O documento apresenta os pleitos em cada área, e quais setores são mais preocupantes na visão dos empresários”, destaca Zulauf. A infraestrutura é um dos maiores destaques. Foram 331 pedidos feitos de melhorias na área, com foco nas rodovias que cruzam Santa Catarina. “Precisamos mais atenção de cada um dos eleitos a esses pontos apresentados”.
O segundo maior destaque é a gestão pública. Ao todo, foram apontadas 95 demandas nesse setor, com foco principalmente em políticas públicas e gestão da máquina do governo. No terceiro e no quarto lugar aparecem questões tributárias e a segurança pública, respectivamente. Sobre os tributos, destaca-se a necessidade de foco na estrutura tributária e na distribuição de recursos federais para o Estado.
O programa Voz Única está alinhado com a agenda 2030, a nova agenda mundial, que promove os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Desta forma a Federação contribui em essência com as metas do ODS 16 que destacam as instituições transparentes, o combate a corrupção, entre outros importantes assuntos que permeiam os negócios e a sociedade.
Os 17 ODS– Objetivos de Desenvolvimento Sustentável representam o meio de implementação da Agenda 2030 e demandam uma articulação entre todos os setores.