Compartilhe
Durante reunião Plenária da ACIAA, realizada no dia 25/10, o superintendente da CASAN José Ricardo apresentou os investimentos já realizados e previstos para o município que totalizam R$ 4 milhões em água e R$ 19 milhões em esgoto.
Atualmente a empresa atende cerca de 23 mil habitantes, totalizando mais de 6 mil ligações de água. Para a região da BR 101 que ainda não recebe o abastecimento está previsto a ampliação da rede a ser implantada nos bairros Barra do Itapocu e Morro Grande.
O superintendente destacou que a Araquari tem sido um município “fora da curva” quando se fala em crescimento. Nos últimos tempos, a CASAN foi consultada por 40 novos empreendimentos, sendo 11 loteamentos para saber sobre a viabilidade de água e esgoto.
Segundo o gerente da CASAN em Araquari, Marcos Aurélio Destro, por dia são recebidos cerca de 10 novos pedidos de ligação de água e hoje a espera é de até 20 dias devido à falta de profissionais para realizar o trabalho.
O superintendente José Ricardo destaca que com a entrega da Estação de Tratamento da Divisa, prevista para dezembro deste ano, a falta de água deve ser sanada. “Vamos conseguir abastecer toda região central e Porto Grande e ainda sobrará par ajudar no abastecimento do Itinga” explica. Enquanto isso a Casan tem realizado obras de melhorias da ETA das Carpas que deve aumentar a capacidade. Ele acredita que para esta temporada de verão não deve haver falta de água.
Sobre as inúmeras reclamações dos moradores sobre a falta e a qualidade da água ele explica que tem ocorrido devido às obras de saneamento básico que ocorrem na região central e em algumas localidades do Itinga “O abastecimento precisa ser suspenso em alguns momentos para realização das obras. E quando ocorre rompimento na rede a água passa a vir com sujeira até que o problema seja corrigido” explica.
O engenheiro Fiscal das obras de Saneamento em Araquari, Felipe Costa Leite, informou que com as obras do Sistema de Esgotamento Sanitária que estão no final da primeira etapa cerca de 8 mil pessoas serão beneficiadas. Duas Estações de Tratamento de Esgoto estão sendo construídas, além da rede coletora sendo implantada nas ruas.
Para o presidente da ACIAA, Alcidir Boaretto, o problema de Araquari com a CASAN é antigo. “Temos um histórico de reivindicações feitas pela ACIAA desde 2014 e tivemos inúmeras promessas da CASAN. Hoje o cenário já é melhor, mas nos preocupamos que com os novos loteamentos sendo instalados e que em breve voltaremos a ter sérios problemas de falta de água. Esperamos que com a entrega das obras e melhorias a população e as empresas não sofram mais”, ressalta Boaretto.