Compartilhe
Em reunião com investidores chineses, representantes empresariais apresentaram nesta quinta-feira (24) o projeto para a construção da Ferrovia Ferroeste.
O encontro aconteceu na sede da Associação Empresarial de Chapecó (ACIC) e contou com a presença de representantes da Facisc e das oito entidades empresariais da região e suas associadas, que são ligadas ao Movimento Pró Ferrovia e estão comprometidas em impulsionar o progresso logístico e o crescimento sustentável da região.
Representando a Facisc participaram o vice-presidente Elson Otto, os diretores Deni Boito, Vincenzo Mastrogiacomo, Volmir Marcos Voltolini e a consultora de atuação regional Márcia Tonet. “É nosso desejo que se ampliem os modais ferroviários para que as rodovias sejam liberadas e é preciso um planejamento estratégico para que isso aconteça. Fizemos todo um esforço para materializar os estudos de viabilidade, por isso, estamos aqui juntos, pois precisamos melhorar a competitividade das empresas associadas”, ressaltou o presidente da Federação, Elson Otto.
Na ocasião foi discutida a possibilidade de criação de um consórcio para investimento neste importante projeto da região. O coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Fagundes, apresentou o projeto da Nova Ferroeste, sua sustentabilidade e a viabilidade do corredor ferroviário de 1,5 mil quilômetros entre Maracaju (MS) e Chapecó (SC), aos investidores e citou que muitos investidores internacionais olham o Brasil apenas como Brasília e São Paulo, mas se surpreendem quando constatam que existem outros estados, como Santa Catarina, que também fazem o movimento econômico do Brasil.
Além da Facisc, fazem parte do Movimento: Associação Comercial e Industrial de Chapecó – ACIC; Federação da Indústria de Santa Catarina – FIESC; Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA; Centro Empresarial de Chapecó – CEC; Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina – OCESC; Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina – FAESC; e Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina – SINDICARNES.