Inteligência comercial pauta terceiro módulo do PGVE na Acic




Empresários e profissionais que compõem a primeira turma do Programa de Gestão e Vivência Empresarial – PGVE – oferecido pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic), iniciaram nessa quarta-feira, 14, o terceiro módulo da capacitação estratégica. Com seguimento nesta quinta-feira, 15, o tema dos encontros é inteligência comercial, abordado pelo professor Alexandre Luís Götz Weiler.

“Inteligência comercial é um processo, um estudo, um planejamento e uma estratégia para fazer as empresas terem mais sucesso. Isso significa vender mais, ter mais presença de mercado, vender melhor os produtos e serviços e ter uma lucratividade maior”, pontua Weiler, que é professor universitário e atua principalmente em cursos de pós-graduação. É também sócio fundador das empresas Weiler Consultores Associados e RIWA Sistemas On-line e Sites Profissionais.

“A inteligência comercial visa olhar para a empresa, olhar para o mercado, olhar para a clientela e otimizar toda essa interrelação que existe. É a responsável não só pela sobrevivência das empresas, mas pela reinvenção, inovação sustentável, do ponto de vista financeiro, econômico e social e do ponto de vista estratégico”, acrescenta.

Estratégias e ferramentas

Durante o terceiro módulo, será apresentado o uso de ciência de dados, machine learning e inteligência artificial na análise de dados, tomadas de decisão e implementação de projetos. Também serão explanadas as alianças estratégicas, a inovação, a inserção de novos produtos/serviços nos diversos mercados, negociação e gestão de risco.

“Vamos conversar sobre o que é inteligência comercial como um todo, adotar ferramentas de análises, entender em que estágio as empresas estão. Analisando o mercado, os clientes, os concorrentes, as demandas do ecossistema, é possível determinar qual o próximo passo a dar, otimizando os principais recursos. Iremos trabalhar isso durante o curso, para que os participantes consigam analisar o cenário, definir ações e traçar a melhor estratégia para chegar aos resultados que desejam”, ressalta o professor.

Sobre o PGVE

O Programa de Gestão e Vivência Empresarial é desenvolvido em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Fundação Empreender e a UniSociesc. Dividido em oito módulos relacionados a áreas fundamentais às empresas, o programa conta com professores renomados e com conhecimento, vivência, experiência e atuação no mercado nacional e internacional, em sua área de especialização.

Em cada módulo, um empresário é convidado a compartilhar experiências com os participantes. Desta vez, o convidado é Augusto Freitas, fundador e administrador da Bike Point, empresa com 19 anos de mercado e que há 11 está focada no e-commerce. A participação de Freitas ocorre nessa quarta-feira.

Deize Felisberto
Assessoria de Imprensa da Acic