Compartilhe
O Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) da Associação Empresarial (Acisbs) realizaram na sexta-feira, 14, uma visita na empresa Famossul, em Piên. O objetivo foi conhecer a implementação da NR 12, na empresa. O grupo foi recebido pelo empresário Guido Greipel e pelo engenheiro de Segurança do Trabalho, Marcos Muhlbauer.
“O início da implantação da NR 12 se deu com a adequação da coladeira de painel, em 2014, após ter acontecido um grave acidente. As medidas de melhoria foram tomadas para não ocorrer novamente” contou o engenheiro. Segundo ele, em 2015 a empresa foi auditada e houveram reuniões com gerentes e gestores de todas as áreas da empresa. “Logo após foi constituída a equipe multidisciplinar da empresa, reunindo diretoria, comprador, manutenção, mecânico, eletricista, segurança e medicina do trabalho” contou Marcos.
Foram necessárias três etapas para aplicar a correção junto aos postos de trabalho e formalizar as avaliações que foram remetidas a promotoria. A etapa dois, reuniu as adequações nas máquinas de maior risco, além de reuniões com as equipes para discutir o Plano de Ação. O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), coordenado por Marcos, desenvolveu a documentação, tanto para o atendimento a promotoria quanto às instituições financeiras na busca por recursos.
Já na etapa 3, aconteceu a confecção das proteções dos painéis e a participação do trabalhador no processo de dimensionamento das proteções e restrições de acesso. Marcos lembra que no início do processo, a produtividade teve uma queda em torno de 20%, mas após 30 dias, os resultados foram se estabelecendo. “É certo que, a NR 12, força todos, principalmente a área de planejamento de produção, a rever os processos, analisar a viabilidade de adquirir ou substituir a máquina ou equipamento” frisou. Também contou que antes da implantação das normas, o máximo era de 90 dias sem acidentes, hoje fica acima de 365 dias.