Compartilhe
O Instituto Crescer – Movimento, Cidadania e Juventude, recebeu na sexta-feira, 5 de julho, a certificação de Instituição Criativa, pela Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC, na Universidade de Barcelona, na Espanha. O Crescer foi a primeira ONG a receber este tipo de reconhecimento no mundo.
Conforme o presidente, Antonio Ayres dos Santos Junior, a certificação se deu em razão do Instituto realizar um programa de Ecoformação continuada de gestores e professores, que busca o desenvolvimento da criatividade e da complexidade, cujos pressupostos teóricos e metodológicos são o pensamento complexo, a transdiciplinariedade e a Ecoformação. “É um programa organizado com base nos princípios que norteiam a RIEC, incorporados em uma proposta formativa adequada ao atendimento das demandas indicadas pelo Instituto”, explica.
A certificação da RIEC é feita após uma análise detalhada das ações das instituições integrantes, onde é empregado o questionário VADECRIE, que consiste em um instrumento de avaliação elaborado por 20 pesquisadores da RIEC. Este questionário é composto por dez parâmetros e 100 indicadores, sendo dez indicadores para cada parâmetro. O Crescer atingiu média geral de 7.6 nos índices do VADECRIE.
O Instituto Crescer é membro da RIEC desde 2016 e participa ativamente em diversos eventos promovidos pelo Núcleo de Santa Catarina da Rede, com realização de pesquisas científicas, produção de relatos de experiências e artigos científicos. “É importante salientar que a participação em eventos de reconhecimento internacional propaga o inovador trabalho docente realizado no Instituto Crescer”, afirma.
O Crescer
Fundado em 2003, o Instituto Crescer – Movimento, Cidadania e Juventude é o braço social da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), com o apoio da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e da Secretaria Promoção da Cidadania (SEDAC), da Prefeitura Itajaí. Atende cerca de 500 alunos, com idade entre 14 e 18 anos em situação de vulnerabilidade que estão matriculados na rede pública de ensino.
O Instituto Crescer objetiva o resgate da cidadania, oferecendo serviços educacionais não seriados e não formais, reforçando a educação formal, promovendo a ética, a cidadania e a responsabilidade. E ainda, atua na qualificação os jovens, buscando inseri-los no mundo do trabalho e na vida.
Colaboração: Aline Wernke – Assessoria de Comunicação ACII