Compartilhe
Os organizadores do projeto Inspeção Veicular Gratuita (IVG) reuniram-se nesta semana para definir ações do evento. A IVG é promovida anualmente em Chapecó pelo Núcleo das Automecânicas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), em parceria com o Núcleo Estadual das Automecânicas (NEA), que faz parte da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), e a Associação dos Reparadores Veiculares de Santa Catarina (Arvesc).
O objetivo é sensibilizar os condutores e usuários do trânsito sobre a importância dos cuidados com o veículo por meio da manutenção preventiva que, além de prevenir acidentes, gera menor consumo de combustíveis e, consequentemente, menor índice de poluição do meio ambiente.
Neste ano, a IVG ocorrerá no dia 24 de setembro, das 9 às 17 horas, em frente à praça Coronel Bertaso, e contará com a tradicional linha de inspeção que será montada juntamente com parceiros, apoiadores e patrocinador locais. O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec) é o patrocinador local do evento. Os veículos inspecionados receberão um diagnóstico gratuito, a partir da realização de um check list feito pelos profissionais das mecânicas nucleadas. A intenção é atender gratuitamente 150 carros. Não serão feitas vistorias em motos e utilitários.
O evento integra a Semana Nacional do Trânsito em Chapecó, que acontecerá de 18 a25 de setembro. Faz parte ainda do programa Maio Amarelo, que neste ano tem sua programação estendida até setembro. Também será criado, a partir dos veículos inspecionados, um banco de dados estatísticos para possíveis estudos sobre o mercado automotivo do município.
NÚCLEO DAS AUTOMECÂNICAS
O Núcleo das Automecânicas da ACIC foi criado em janeiro de 1998 e tem como principal objetivo fortalecer o segmento das automecânicas por meio do associativismo, promovendo capacitação técnica e empresarial e ações voltadas ao crescimento e desenvolvimento das empresas. Entre as principais ações do Núcleo destacam-se a IVG, treinamentos e capacitações empresariais, projetos de acesso a mercado, compras coletivas, missões empresariais e eventos de confraternização para colaboradores, fornecedores, clientes e familiares vinculados ao grupo.
Atualmente, o Núcleo é composto pelas seguintes empresas: Mecânica Ari, Mecânica Auto Tork, Mecânica Barriga, Mecânica Daiana, Mecânica Marea, Mecânica New Car, Mecânica Samar, Auto Service, Centro Automotivo III Milênio, Mecânica Buiu Car, Mecânica Irmãos Tolotti, Mecânica Moratelli Auto 10, Mecânica São Cristóvão, Nenê Auto-serviço, Oficina Mecânica Onghero, Polo Automecânica, Tecno Cars, Mecânica Formosa, Mecânica Dorini, Mecânica Shammah, Rosa Auto Center e Oda Auto Center.