Compartilhe
Na próxima segunda-feira, 22, inicia uma nova etapa de trabalhos do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) em Rio Negrinho. Na Associação Empresarial de Rio Negrinho (ACIRNE) acontece até quinta-feira, 25, as entrevistas com representantes de entidades, poder público, empresários, clubes de serviços, associações de moradores e voluntários. Esta é uma fase preliminar que tem por objetivo mensurar o potencial econômico do município.
Vários temas podem ser trabalhados para o desenvolvimento local, no qual após as entrevistas, ocorre o diagnóstico que será apresentado pelo coordenador de projetos da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Osmar Vicentin. Em seguida, será formado por voluntários, o Conselho de Desenvolvimento e as Câmaras Técnicas, acompanhado pelo agente de articulação, Gelásio Onofre de Castilho.
O programa tem como objetivo instituir um modelo de gestão, capaz de contribuir para o desenvolvimento. Por meio do DEL, os municípios, unem iniciativa pública e privada, para garantir projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável.
Tudo feito em parceria e por meio da implementação da política de desenvolvimento socioeconômico representado por um conselho e câmaras temáticas de trabalho. O modelo surgiu na Alemanha, onde existem conselhos de desenvolvimento que pensam as cidades a longo prazo.
Em Santa Catarina, a Facisc foi a responsável por consolidar o Programa DEL inicialmente em 17 municípios e tem como objetivo pensar a cidade para daqui 20 anos, com foco no planejamento, execução e resultados. A metodologia implantada pela Facisc e Associações Empresariais onde existem o Programa, já contabiliza resultados positivos.
Em fevereiro deste ano, na cerimônia de posse da presidente da ACIRNE, Eliete Adriani da Cruz, houve a assinatura do termo de cooperação técnica entre a Prefeitura e Câmara para a implantação do DEL em Rio Negrinho.