A infraestrutura logística em Santa Catarina e o papel estratégico do Porto de Imbituba foram as principais pautas da Plenária Regional da FACISC no Sul de Santa Catarina, realizada na noite de segunda-feira (20), em Imbituba. Os convidados para falar sobre o assunto foram o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de SC, Beto Martins, e o diretor-presidente da SCPar/Porto de Imbituba, Christiano Lopes de Oliveira.
Martins destacou a importância de acelerar as tratativas para a construção de ferrovias para escoamento da produção catarinense, citando o projeto de ligação da Ferrovia Tereza Cristina à malha nacional.
O secretário detalhou também ações de melhoria nos acessos aos portos e às rodovias que conectam o Sul à BR-101 e à BR-285. “A infraestrutura logística é um pilar essencial para a competitividade e o crescimento econômico da região”, avaliou o secretário
Já o diretor-presidente do Porto reforçou a importância de investimentos contínuos para consolidar Imbituba como um hub estratégico no Sul do Brasil.
Em um segundo momento, o vice-presidente da FACISC no Sul d SC, Pedro Kuzniecow, e a consultora de atuação regional da Federação, Maribel Lidório Mendes da Silva, apresentaram um balanço das demandas elencadas durante a última edição do programa Voz Única Municipal e as novidades para a edição 2026. O programa é uma das principais ferramentas de representatividade da FACISC e, no ano que vem, será aplicado em âmbito estadual. Durante o pleito, associações reúnem as principais reivindicações das suas regiões e, posteriormente, as levam até candidatos a cargos eletivos.
A consultora comercial da FACISC na região, Vanessa Simas, apresentou o novo cartão bee corporativo, que busca fortalecer a integração entre empresas e ampliar oportunidades de negócios dentro do sistema FACISC.
O encontro reuniu lideranças e equipes das associações empresariais da região, além de prefeitos, associados e imprensa regional.













