Ilustração na comunicação é tema de bate-papo




O Núcleo de Comunicação e Marketing da Acisbs realizou na manhã de terça-feira, 22, um bate-papo com o ilustrador, Victor Beuren, freelancer há mais de 11 anos. Trabalhou com clientes como Forbes, Chevrolet, Umbro, Medley, Smirnoff, Johnnie Walker, Sky TV e Johnson & Johnson. Atualmente atua com marcas, revistas e jornais do mundo inteiro.

O ilustrador falou da sua experiência profissional e mostrou alguns dos seus trabalhos. Na sua carreira, atuou na direção de arte e de criação até 2014, quando alçou voo solo, sem estar vinculado com agências de publicidade. “Atuo com ilustração desde 2009. Eu não desenhava antes, mas como trabalhei com direção de arte, tive muito contato com ilustradores. Comecei por hobby, nas horas vagas, só que não tinha técnica nenhuma” relembra. Victor contou ainda, que em 2012/2014 teve um bloqueio criativo, parou de desenhar por comparar muito o seu trabalho com o de outros ilustradores, buscava a perfeição. “Foi quando parei de ver o trabalho dos outros e a desenhar como criança, que consegui vencer e evoluir no meu trabalho”.

O artista falou a diferença entre ilustração e desenho, destacando que toda ilustração é um desenho, mas nem todo desenho é uma ilustração. “Ilustração é um desenho feito comercialmente para a divulgação de ideia” descreve. Conforme Victor, a ilustração está atrelada a ideias e com grande facilidade para trabalhar a representatividade e a inclusão social.

Ele citou ainda as suas principais áreas de atuação, que são: publicidade, produto, design, editorial, literatura, games e animação. Mas no mercado são mais de 50 possibilidades que vai da medicina ao didático. O ilustrador ainda apresentou um vídeo que mostra o momento de criação e citou as etapas necessárias para o desenvolvimento.

Para assistir o bate-papo completo, acesse o canal da Acisbs no Youtube.

Núcleo – o núcleo de Comunicação e Marketing da Acisbs realiza reuniões a cada 15 dias, com foco no desenvolvimento dos profissionais e de suas empresas, promovendo capacitações, apresentação de cases e outros. Mais informações caroline@acisbs.org.br.