Reunião revelou dados inéditos levantados pela Federação e contou com a presença do secretário Silvio Dreveck
O Extremo Sul foi a região catarinense que mais teve habitações financiadas pelo Minha Casa Minha Vida, quando padronizado o resultado a cada 1 mil habitantes. Este foi um dos dados levantados pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) apresentado na Plenária Regional da federação no Extremo Sul, na última quinta-feira, em Cocal do Sul. O encontro tratou sobre a habitação – assunto que será debatido também em em outras regionais (confira a agenda completa abaixo). Durante todo o mês de julho, a FACISC realiza plenárias em suas 12 regionais. As reuniões, com lideranças associativistas, discutem temas levantados no programa Voz Única.
Ainda que a região tenha sido a que mais recebeu habitações subsidiadas pelo Governo Federal, o Extremo Sul apresenta um déficit de mais de 9 mil moradias. Isso se deve, entre outros fatores, ao crescimento da oferta de trabalho, como mostrou o estudo do Centro de Inteligência e Estratégia da FACISC.
Recentemente, a FACISC levantou dados inéditos sobre os gargalos da habitação. E eles alertam para a urgência de estratégias para acolher a nova força de trabalho no estado, que é, de acordo com pesquisa do IBGE, o que mais recebeu novos moradores em todo o país.
Incentivos a empresas – O encontro também contou com a presença do secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos), Silvio Dreveck, que apresentou programas de incentivo ao investimento e linhas de crédito oferecidas pelo Governo do Estado.
De acordo com o secretário, os incentivos do Governo do Estado têm dado resultado positivo. Desde 2023 são mais de R$ 23 bilhões em investimentos privados apoiados por meio de incentivo fiscal, com previsão de gerar 82 mil empregos.
Além disso, programas como o Juro Zero e o Pronampe SC, que apoiam os MEIs e as micro e pequenas empresas, têm realizado mais operações, fomentando o investimento e a geração de emprego. “O Governo de Santa Catarina tem uma série de incentivos para o empresário. Precisamos divulgar essas oportunidades e incentivar o investimento. É por isso que realizamos diversas reuniões por todo o estado de Santa Catarina”, afirmou o secretário Silvio Dreveck.
Próximas plenárias – Temas ligados ao desenvolvimento regional serão debatidos nas 11 próximas reuniões plenárias da FACISC. Confira as datas e os temas:
14 de julho – Regional Sul
Onde: Rio Fortuna
Tema: Agronegócio
17 de Julho – Regional Grande Florianópolis
Onde: Florianópolis
Tema: Habitação
21 de julho – Regional Alto Vale
Onde: Ituporanga
Tema: Apresentação da AMAVI e a BR-470
22 de julho – Regional Vale
Onde: Pomerode
Tema: BR-470
23 de julho – Regional Norte
Onde: Schroeder
Tema: Habitação
24 de julho: Regional Planalto Norte
Onde: Mafra
Tema: Agronegócio
29 de julho – Regional Oeste
Onde: Xaxim
Tema: palestra do secretário SICOS, Silvio Dreveck
30 de julho – Regional Extremo Oeste
Onde: São Miguel do Oeste
Tema: Habitação
31 de julho – Regional Noroeste
Onde: São Lourenço do Oeste
Tema: Habitação













