Grandes palestras marcam a 12ª Convenção




O segundo dia da 12ª Convenção das Soluções Empresariais da Facisc teve como atrações macro duas palestras: “Você tem preço ou valor” com a jornalista Laine Valgas e o educador físico Affonso Kulevicz, e Inovação e Criatividade – Fora da Caixa, dentro da caixa, com o radialista Marco Piangers. Você pode acompanhar as fotos e vídeos sobre o evento na página da Facisc no Facebook.

Preço ou valor?

Laine Valgas e Affonso Kulevicz falaram sobre a importância do relacionamento interpessoal, sobre a valorização da outra pessoa. “O que você comunica sobre si?” A palestrante fez a plateia refletir com várias perguntas que envolvem a comunicação, entusiasmo e autoestima e compartilhou experiências pessoais. “Alguém que se valoriza consegue transmitir isso a outra pessoa e ter a chave do sucesso de vendas. A gente só tem uma chance de causar uma boa primeira impressão. Se o atendimento não é bom o produto não será. Se souber atender com acolhimento, por outro lado, é possível conquistar o cliente”, destacou Laine.

“Não tem técnica que substitua quando você coloca a alma naquilo que você faz”, enfatizou a palestrante. A conversa olhos nos olhos, o aperto de mão, o sorriso, são dicas de acolhimento que podem ser utilizadas para os relacionamentos da vida pessoal, mas também no profissional.

Os palestrantes interagiram com a plateia com perguntas e apresentaram vídeos com exemplos de bons e maus comportamentos nas técnicas de vendas. “É importante olhar nos olhos para mostrar a pessoa que ela é importante para você”, frisaram.

Como se portar fisicamente e quais repercussões no seu corpo em questões neurais e hormonais? O educador físico Affonso Kuvelicz também deu aos participantes as melhores dicas de comportamentos corporais para utilizar nas vendas.

Inovação e Criatividade – Fora da caixa, dentro da caixa

Marcos Piangers, o homem multiplataforma, radialista, apresentador, colunista, repórter, escritor, entre outras atuações, foi a atração da noite de encerramento da 12ª Convenção.  “A palestra é para vocês ficarem felizes”, começou com muito humor.

Ele falou sobre a relação da criança com a criatividade e a importância da criatividade para ser diferente no mercado de trabalho. “Todo mundo é criativo. Todo mundo nasce criativo e ao longo do tempo vamos perdendo a criatividade”.

Piangers destacou “que com o deslumbramento podemos encontrar soluções para problemas que normalmente não veríamos”.  Ele deixou como dica: “Encontre sua musa, ou seja, precisamos encontrar algo que nos inspire, que possa nos dar ideias. Precisamos ir a lugares onde tenhamos criatividade. Precisamos sair do lugar comum”.

Anote as dicas do Piangers para se inspirar e buscar criatividade no dia-a-dia:

1.       Encontre suas musas

2.       Crie seu ambiente ideal

3.       Sempre que tiver uma ideia, anote e relaxe

4.       Se distancie do problema para ter os grandes insights

5.       Acredite na comédia (bom humor é tudo)

6.       Ousadia

Trilhas

A manhã e a tarde foram palco das trilhas. As trilhas foram palestras segmentadas por público e tema que aconteceram paralelamente. Durante a manhã, foram realizadas as trilhas de Negócios com Vanessa Millis, do Instituto Realize, que falou sobre a “Quebra de objeções em Vendas”, de Gestão com o responsável pelo Sigaem da Facisc, Israel Zeferino, com o tema “Como o Sigaem pode auxiliar na gestão comercial?”, e a de Marketing, que abordou “o Inbound Marketing: tudo o que você precisa saber”, com o Eduardo Wolkan da empresa Clint.

No período da tarde, o público novamente foi dividido em trilhas. André Rodrigues CEO da Moblee abordou o tema “Pré-Vendas: Como esta metodologia pode aumentar sua eficiência?” na Trilha Negócios. Já na trilha Gestão, a Gestão Associativa Eficiente foi debatida pelo diretor executivo da Associação Empresarial de Joinville, Diogo Haron, pela secretária executiva da Associação Empresarial do Baixo Vale do Rio do Peixe, Márcia da Rosa, pela executiva da Aciva de Araranguá e pelo gerente da Facisc, Rodrigo Busana. O Marketing de Conteúdo foi tema da trilha de Marketing e explanado por Hiram Damin, da Resultados Digitais.

Soluções

A 12ª Convenção das Soluções retomou na manhã desta quinta-feira com a apresentação do vice-presidente Técnico da Facisc, Ciro Cerutti. Ele detalhou as ações da Fundação Empreender, apresentou o Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE), que desenvolve o gerenciamento das Associações Empresariais de SC para alavancar os resultados dos negócios e o associativismo, com parceira da Unisociesc. “São encontros de dois dias consecutivos uma vez ao mês, em 8 módulos com conceitos, ferramentas, estudos de caso e depoimento de um empresário convidado para trocas de experiências”. Ciro Cerutti também mencionou sobre Mentoring realizado nas Associações Empresariais, uma visita estruturada a uma empresa com o objetivo de conhecer o processo de gestão e compartilhar estratégias vencedoras.

O professor Pamplona da Unisoiesc falou da parceira com a Fundação Empreender. “Esse programa é desenvolvido por meio da expertise de grandes profissionais, com custo do curso muito baixo e excelente qualidade de programa.”

Certificado Digital

O certificado digital atesta a identidade de uma pessoa ou instituição na internet por meio de um arquivo eletrônico. A Facisc oferece esta solução através da Certisign. Leonardo Gonçalves, diretor de Varejo e Canais da Certisign e a coordenadora de Certificação Digital da Facisc, Silvana Hoffner, foram os palestrantes e apresentaram as novidades da solução. Segundo Leonardo, os contadores são os grandes influenciadores na decisão da compra de um certificado digital, por conta disso foi lançado durante o programa CD’UP.

O programa vai mapear os pontos de atendimento para transformar dificuldades em oportunidades de negócios. “O Programa prevê ações como a criação do Clube do Contador, com vantagens, ações com núcleos de contadores das associações, apoio as empresas de contabilidade na compra e controle de vencimentos dos certificados digitais, vendas diretas a implantação do Clube do Revendedor e a remuneração para as associações com comissionamento de 10%”, explicou Silvana Hoffner.

A solução XML Empresarial é o serviço de armazenamento, emissão e gestão de documentos eletrônicos que a Facisc oferece no seu portfólio. Durante o evento, as novidades e o funcionamento da solução foram apresentados pelo coordenador do Útil Card e da solução XML Empresarial Ricardo Klaes Rocha.

Boa Vista/SCPC

As novidades do SCPC/Boa Vista foram apresentadas em painel com a participação da Silvana Hoffner, a coordenadora de Certificação Digital da FACISC, e Bruno Rosevics, gerente de Produtos da Boa Vista Serviços. O SCPC é uma das soluções que pode fazer a diferença no cotidiano dos empresários. Somente a base de dados desta solução contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores.

A equipe do Printe – Programa de Proteção Intelectual da Facisc encerrou as apresentações técnicas do dia. Os responsáveis técnicos, Larissa Schutz e Tiago Zimmermann, apresentaram a dinâmica do trabalho e como o Printe pode ser impulsionado nas associações empresariais.