Compartilhe
Na reunião desta terça-feira, 17, o Núcleo de Contabilidade recebeu o executivo da Sociedade Garantidora de Crédito (SCG) – Garante Norte, Robinson Passos, para apresentar o funcionamento da instituição na cidade e região. Passos iniciou a apresentação dizendo que o foco principal de atendimento da SGC são micro, pequenas e médias empresas. “A falta de garantias é a principal barreira para concessão de crédito no Brasil. Outros fatores como inviabilidade do projeto somam 16%” destacou.
As SGCs são sociedades de caráter privado, cujo objetivo é complementar as garantias exigidas aos seus associados nas operações de crédito junto ao sistema financeiro. São formadas essencialmente por entidades empresariais e outros apoiadores, como o Sebrae.
Constituída em dezembro de 2016, a Garante Norte iniciou suas operações em junho de 2018, com a vinda do aporte financeiro do Sebrae. Com sede em São Bento do Sul, no Centro de Gestão Empresarial (CGE), atende Norte e Planalto Norte Catarinense, compreendendo as cidades de: Araquari, Canoinhas, Campo Alegre, Corupá, Garuva, Irineópolis, Itaiópolis, Joinville, Mafra, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul.
A SGC presta garantias por cartas de crédito aos seus associados, para que busquem o crédito junto às cooperativas de crédito e bancos, não realiza empréstimo ou financiamentos de forma direta. “Acaba sendo uma espécie de avalista” conta Robinson. A primeira carta foi entregue recentemente, para uma empresa de Canoinhas. Para cada pedido, o conselho consultivo formado por membros voluntários se reúne para avaliar o pedido, seguindo regras para aprovação. “Buscamos facilitar o acesso ao crédito às micro e pequenas empresas de atuação da Garante Norte visando o desenvolvimento econômico e social regional” destaca o executivo.
Como funciona a SGC – o empresário apresenta sua necessidade de crédito e as linhas que pretende buscar junto às instituições financeiras. O pedido é analisado e em caso de aprovação, a operação de crédito será formalizada por meio de instrumentos adequados. Após processos de documentos, o valor é liberado para o cliente pela instituição financeira conveniada. Se houver inadimplência, a SGC ajuda no processo de cobrança (antes da Ação de Execução na Justiça). Se chegar ao ponto de ajuizar uma ação de execução, a SGC honra a garantia assumida com a instituição credora.
O valor mínimo que pode ser solicitado é de R$ 4 mil e o máximo de R$ 70 mil. As garantias fornecidas pela SGC serão sempre através de Carta de Garantia na modalidade AVAL de até 80% do valor pleiteado.
Vantagens e benefícios – Acesso com garantias de crédito; prazos e taxas de juros diferenciados; melhoria da competitividade; e assessoramento financeiro e empresarial.