Compartilhe
A literatura foi o grande destaque na noite desta quinta-feira, 14, no Projeto Cultura Acic. Um grande público compareceu ao espaço da Associação Empresarial de Criciúma para o encontro “Diálogos” conduzido pela presidente da Academia Criciumense de Letras, a escritora Iris Guimarães Borges.
Poemas de grandes nomes como Manuel Bandeira, Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade e Mario Quintana contribuíram para as reflexões sobre o tema. “A literatura é a arte que cria formas diferentes de linguagem com o objetivo de atingir um momento prazeroso e surpreendente. A literatura nos enriquece e nos alivia de nossas angústias”, destaca Iris.
Abordagem psicanalítica é tema do próximo encontro
O ciclo “Diálogos” propõe encontros com debates temáticos, envolvendo as áreas de filosofia, literatura, psicologia e sociologia. O próximo encontro acontecerá no dia 19 de outubro com o tema “A busca do bem-estar na contemporaneidade. Uma possibilidade ou ilusão? Uma perspectiva psicanalítica”, com a psicanalista Maria Cristina Carpes.
“O projeto Cultura iniciou tímido e hoje estamos com uma programação muito intensa. Queremos transformar Criciúma em uma cidade cada vez mais gostosa de se viver, atrativa. Os projetos de cultura, educação e tantos outros assuntos que a entidade se envolve têm o propósito de contribuírem com o desenvolvimento da cidade”, reforça o presidente da Acic, César Smielevski.
A galeria de arte da Acic também recebeu na manhã desta sexta-feira, 15, a visita dos alunos do nono ano da Escola Estadual Humberto Hermes Hoffmann do Distrito do Caravaggio. Os estudantes puderam conhecer os trabalhos da professora de artes Maria Marlene Milaneze Just, que expõe no espaço cultural da associação empresarial a Mostra “Conexão”. “Estamos participando do Projeto Conexão da professora Maria Marlene e esse contato com os trabalhos já desenvolvidos pelos alunos da professora faz com que os estudantes se identifiquem com alguma técnica da exposição e também se sintam capazes de expor fora do ambiente escolar”, expõe a professora de Português da escola, Erbel Mondardo.
A Mostra “Conexão” traz cerca de 50 trabalhos produzidos pelos alunos da professora de artes Maria Marlene Milaneze Just e faz parte do Projeto Conexão, criado e desenvolvido pela professora, por meio de seu Ateliê Assisi. O trabalho tem resgatado os aspectos históricos, culturais e religiosos por meio da vivência de cada indivíduo.