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As tendências do Turismo e certificações para a sustentabilidade e como podem ser vistas como oportunidades de negócios foram temas de palestras das turismólogas do Instituto Del, Beth Bauchwitz e Cristiane Cardoso, no Encatho e Exprotel, maior encontro de hotelaria e do turismo do Sul do país, que aconteceu em Florianópolis de terça a quinta-feira, 8 a 10/8.
O encontro realizado pela ABIH-SC não só celebra as conquistas passadas, mas também lança olhares para o futuro do setor, sob o prisma do tema central: Pessoas, Gestão e Experiências.
Empresários que fazem parte dos núcleos de Turismo do Programa Empreender da Facisc participaram do Encontro dos Núcleos do Trade de Turismo e da palestra sobre o futuro do turismo com a consultora do Instituto Del, Beth Bauchwitz. Beth trouxe dados sobre a recuperação do turismo pós pandemia. Segundo dados da Embratur com a Fowardkeys, em 2023, a soma entre o número de voos com destino ao Brasil já realizados e os previstos até dezembro aumentou 40% em comparação com 2022, saindo de 6.222 para 64.783. Ela também destacou que o Banco Central divulgou até o momento os dados dos cinco primeiros meses do ano sobre a entrada de divisas com o consumo do turista estrangeiro no Brasil. “Os dados também são animadores: U$ 2,7 bilhões de dólares (R$ 13 bilhões de reais), valores que nos colocaram em um patamar de recuperação de pré-pandemia”, destaca a turismóloga.
Beth destacou pontos importantes e tendências sobre o futuro do turismo, como: pensar o destino, valor agregado, combinação de negócios + lazer, viagens curtas e terrestres, nômades digitais, bem-estar, super experiências, regenerativo e sustentável e a e riqueza cultural .
Já a palestra de Cristiane Cardoso compôs a programação oficial do Encatho e abordou a Certificação para Empreendimentos Turísticos: A
sustentabilidade como oportunidade de negócio. Cristiane explicou que o conceito de Sustentabilidade se baseia na busca pelo equilíbrio entre as necessidades e demandas da sociedade, a preservação do meio ambiente e a garantia de desenvolvimento econômico a longo prazo. “É a capacidade de satisfazer as necessidades presentes sem comprometer as gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades”. A consultora explicou que que quanto mais abrangente for uma certificação mais ela vai contribuir para o desenvolvimento ambiental, social e econômico. “A credibilidade está assegurada quando os critérios são divulgados e reconhecidos por um órgão independente”, ressaltou. Critérios como a abrangência da sustentabilidade, credibilidade e transparência, divulgação e promoção devem ser levados em conta quando se opta por um processo de certificação, seja de destino ou de empreendimento.