Compartilhe
O cenário do momento no Brasil potencializa a avidez por alternativas de negócios que venham a contribuir para a sustentabilidade e competividade das empresas. Com o objetivo de proporcionar aos empresários uma nova perspectiva de mercado e gestão que amplie a garanta a perenidade das empresas catarinenses, a Fundação Empreender, em parceria com as Associações Empresariais, vem realizando desde 2015 Missões Empresariais ao Paraguai, a 4ª foi realizada no mês de junho e segue o mesmo objetivo das demais. “A missão focou na importância de oferecer aos empresários, orientações práticas para internacionalização de processos produtivos através das vantagens apresentadas pelo Governo do Paraguai”, declarou o vice-presidente de Relações Internacionais, Milvo Zancanaro, que representou a FACISC no grupo.
Segundo Milvo, a recepção em todos os locais visitados mostrou a firmeza de propósito do Governo Paraguaio e da Província do Alto Paraná, onde foram criados vínculos excelentes para entendimento e consolidação das possibilidades de investimento, despertando ainda mais o interesse entre as partes.
A experiência promoveu uma profunda troca de conhecimento, experiência, alinhamento de interesses e ampliação do networking. Durante a missão também foi promovido um workshop sobre a legislação com a equipe do Ministério de Indústria e Comércio do Paraguai e RediEX – Red de Inversiones y Exportaciones do Paraguai.
Nas visitas aos parques industriais em toda a extensão foi possível identificar a infraestrutura, gestão e mão de obra disponibilizada, e em especial o relato dos empresários e investidores brasileiros instalados. “Constatamos que o custo empresarial no Paraguay é bem inferior ao Brasileiro. Conhecemos também excelentes empresas Paraguaias e oportunidades de parcerias para empresas brasileiras”, destacou Milvo.
Legenda foto: Visita à Associação Comercial e Industrial de Santa Rita, no Paraguai.