Compartilhe
A Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul – Ascoagrin realizou na noite de quinta-feira, 21 de junho, reunião de diretoria no campus da Unetri Faculdade, de Barracão.
No encontro, a diretora geral da Unetri, Juvani Zimmermann Pivatto, que também integra a direção da Ascoagrin, deu as boas vindas aos diretores presentes e destacou que a reunião, no campus da faculdade, fortalece a parceria entre a Unetri e a Ascoagrin.
Vários assuntos foram tratados na ocasião, mas o que mais polarizou os discussões foi a instalação de free shops na tri-fronteira
Os diretores, Edacir Dalpiaz e Paulo Cesar Gnoatto, que participaram recentemente de um seminário em Foz do Iguaçu sobre a instalação dos free shops, legislação, normativas, quais mercadorias podem ser comercializadas e outros detalhes, explanaram o que foi debatido no seminário, destacando que a instalação de free shops é irreversível, e qualquer pessoa, desde que cumpra as exigências legais e apresente as garantias exigidas, pode instalar free shop em qualquer município definido para este tipo de empreendimento.
A instalação independe da vontade ou decisão dos municípios em questão e mesmo se não houver nenhuma iniciativa local para instalar free shop, alguém de outra região pode instalar. “Existe lei federal e instruções normativas da Receita Federal definindo a instalação. Os free shops estão chegando e isso é irreversível. Qualquer pessoa que cumpra as exigências poderá instalar um free shop, em qualquer um dos municípios definidos”, explicaram Edacir e Paulo Cesar.
Aprofundar o debate
Há o consenso de que os free shops representam ótima oportunidade para fortalecer o movimento econômico, a geração de emprego e renda e a economia local, principalmente pelo aumento considerável no fluxo de pessoas, das mais diferentes regiões, que virão para a trifronteira em função dos free shops.
“Precisamos chamar a sociedade, os setores produtivos, as entidades representativas e os empresários para aprofundarmos esse debate, esclarecermos as dúvidas e estabelecermos estratégias de como nossos empresários poderão ganhar dinheiro com esse novo contexto, que é irreversível”, afirmou o presidente da Ascoagrin, Marcos Voltolini.
Para tanto, a Ascoagrin chamará estes setores para debater essas questões e esclarecer as dúvidas sobre a chegada dos free shops.
Municípios
São 32 municípios brasileiros da linha de fronteira, e que formam cidade gêmea com a cidade fronteiriça do país vizinho, liberados para receber free shops.
De Santa Catarina, somente Dionísio Cerqueira está autorizado.
Do Paraná, os municípios autorizados são Barracão, Santo Antonio do Sudoeste, Foz do Iguaçu e Guaíra.