FERSUL: Há 25 anos conectando pessoas e negócios em Rio do Sul




Lançada há 25 anos, a FERSUL será realizada este ano nos dias 10, 11 e 12 de novembro, focada em inovação e conexão entre pessoas e negócios.

Muito mais que um lugar para a exposição de produtos e serviços, a Feira contará com uma programação diferenciada, em relação às edições anteriores. Primeiramente pelo local: neste ano, a Fersul vai acontecer no Centro de Inovação Norberto Frahm (CINF), localizado no encontro dos rios, que abriga o Museu da Madeira, relíquia histórica do município, e a sede da Acirs.

O espaço já foi palco para a Feira do Livro, InovaRsl Summit, Startup Weekend – um evento voltado à tecnologia de startups e empresas de segmento de inovação – e ao Pacto pela Inovação, um movimento que une instituições de ensino, empresas e entidades dos 28 municípios, em defesa do desenvolvimento e fortalecimento do ecossistema de inovação regional.

E em segundo lugar vai promover e incentivar a cultura da cidade. Durante os três dias, haverá integração dos visitantes com o espaço, mas especialmente no sábado, a programação vai contar com apresentações teatrais, shows com bandas da região, exposição de artistas plásticos e pintores, interações artísticas, praça de alimentação e chopp artesanal.

“A FERSUL 2022 surgiu de uma construção coletiva, iniciada ainda em 2019. A ACIRS realizou workshops, ouviu investidores, participantes e desenvolveu um novo projeto. É uma proposta ousada, mas condizente com o momento de retomada dos eventos presenciais. As bases, desta vez, são o congresso empresarial e as visitas às empresas.” conclui Stassum.

Conectando pessoas por meio de conexões genuínas

Para este ano, o evento traz como pano de fundo a mescla de duas esferas: conteúdo, através de trilhas de conhecimento e palestras com grandes especialistas do mercado e networking com a exposição das marcas de empresas da região que são cases de sucesso pelo espaço do Cinf. O intuito é gerar oportunidades para quem quer aprender e se especializar cada vez mais, como explica o Gestor de Inovação da ACIRS, Gabriel de Borba Neto. “O principal objetivo da FERSUL 2022 é reconectar pessoas e negócios. Além de oferecer cultura e aprendizados por meio das palestras, queremos aproximar pessoas e empresas, trazer para perto aquele contato perdido devido à pandemia. Por isso, a ideia é reconectar de fato pessoas e negócios”.

A inovação e a tecnologia têm um papel importante na prospecção e aproximação de profissionais que buscam crescer e se especializar. E o momento atual da Feira é levar conhecimento de ponta para quem quer aprender e ter negócios lucrativos.

Por isso, a FERSUL mudou o seu formato. As edições anteriores eram gratuitas e funcionavam apenas como uma feira de exposições. Para 2022, o evento se transformou em uma oportunidade de aprendizado e lucro para empresas, entregando muito mais conteúdos agregadores para empresários que querem crescer.

Os visitantes terão acesso às trilhas de conteúdo que foram distribuídas em três categorias: Trilha de Gestão, de Inovação e Pessoas. As divisões foram elaboradas em parceria com os Núcleos de Joven (NJE), Núcleo de Inovação (Niavi) e Núcleo de Recursos Humanos. Empresários e especialistas de cada um destes segmentos estarão à frente das trilhas, numa espécie de mini palestra, dialogando com os participantes sobre seus insights, resultados nas empresas, estratégias de negócio e cenário atual de mercado.

As trilhas vão acontecer nos dias 10 e 11, de manhã, a partir das 10h e à tarde, a partir das 14h. À noite, os visitantes vão prestigiar os congressos que neste ano trarão a ex-apresentadora de TV Maria Paula Fidalgo na quinta-feira (10) e o CEO do Easy Taxi, o maior aplicativo de táxi criado no Brasil, Tallis Gomes, na sexta, dia 11.  Ambos iniciam às 19h.

Já no sábado, além da programação cultural, haverá duas trilhas e painel de Inovação, além do Prêmio de Inovação Acirs 2022, uma realização do Núcleo de Inovação da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), do Observatório Social de Rio do Sul e do Centro de Inovação Norberto Frahm (CINF).

O Prêmio incentiva e reconhece os esforços bem-sucedidos de inovação nas organizações que atuam no Alto Vale do Itajaí, dissemina a inovação como estratégia competitiva para as empresas e estabelece uma base de conhecimento a respeito dos diferentes níveis de gestão da inovação dos diversos setores e perfis de organizações do Alto Vale do Itajaí.

“A Fersul precisou evoluir, por isso está trazendo Trilhas de conhecimento, para que as pessoas tenham acesso a um conteúdo diferenciado”, de acordo com o presidente da Acirs, Jean Pedroso, que reforça a ideia de gerar conteúdo de qualidade, atraindo quem quer de fato aprender e se consolidar no seu segmento empresarial.

FERSUL: impacto e inovação para os negócios

Além das novidades, é importante citar que a FERSUL tem um papel essencial no crescimento de empresas devido à sua forma única de impactar diversos profissionais por meio da inovação. É por isso que para 2022 o foco é levar aprendizado para empresas que querem crescer, e a tecnologia é uma aliada nesse quesito.

“Inovação não é apenas uma palavra, é algo que precisamos estar falando sempre nas empresas, nos negócios. As empresas precisam mudar, evoluir, estarem mais abertas à experimentação, ao erro, à transformação. As pessoas têm muito mais opções de escolha, por isso a inovação é uma necessidade. A Fersul impacta por trazer tanta gente diferenciada, com muito conhecimento, para ajudar no processo de inovação.” afirma Jean Pedroso.