Compartilhe
O setor de feiras da Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) reuniu, na última semana, associados, empresários e parceiros para conhecerem a Feira Desbravalley, a maior feira aberta de inovação, tecnologia, educação e negócios do oeste catarinense. A iniciativa do DEATEC/ACATE acontecerá de 30 de outubro ao dia 3 de novembro no Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi, Efapi, Chapecó (SC).
A Feira Desbravalley ocupará dois pavilhões do parque e reunirá universidades, startups, grandes empresas, palestrantes nacionais, espaço gamer, torneio de robótica, oficinas, SW Startup Weekend e campeonato gamer.
O diretor de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), Felipe Moraes do Nascimento, afirmou que a feira faz parte do movimento Desbrava Negócios, uma comunidade inovadora no oeste catarinense. “Todas as pessoas e instituições da região fazem parte dessa comunidade. Viemos à ACIC para compartilhar essa proposta com os empresários, os convidando a participar da iniciativa e reforçando que eles já fazem parte dessa construção.”
Felipe expôs a Desbrave Negócios, um espaço exclusivo para fomentar negócios dentro da feira. Por meio de rodadas de negócios, conexão entre investidores, instituições de apoio, empresas tradicionais, startups, empresas de produtos e/ou serviços inovadores e instituições de ensino e pesquisa. “Será um momento para de networking exclusivo, identificação de oportunidades, parcerias estratégicas e insights de mercado. O empreendedor apresenta as demandas da sua empresa, descobre as diferentes tecnologias e serviços que podem te ajudar no seu negócio e escolhe as soluções com maior potencial para se conectar.”
A Feira Desbravalley não é exclusiva para empresas de tecnologia ou inovação. “Ela é para todos. Queremos mostrar a força da nossa região, que abriga empresas que estão internacionalizando seus produtos, vendendo para mercados como Europa e Estados Unidos. Enquanto alguns empresários ainda buscam soluções em São Paulo ou até fora do Brasil, podemos encontrar diversas soluções aqui”, indicou. O diretor ainda acrescentou que terão participantes vindos do Paraguai, Uruguai, Itália e até do Canadá expandindo as possibilidades de novas conexões.
“Nosso papel é conectar essas empresas e fortalecer o ecossistema de inovação, que, no fim das contas, é feito de pessoas para pessoas. Essas conexões são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento da nossa região”, ressaltou Felipe.
O empresário e um dos representantes da feira, Nelson Akimoto, salientou que Chapecó já é reconhecida como uma região desbravadora em diversos setores desde o início da sua história. “Temos desbravadores em áreas como agronegócio, metalmecânica, móveis e agora estamos desbravando no setor de tecnologia. A tecnologia aqui além de crescer também impulsiona o desenvolvimento de outras empresas da região. Ela tem seu próprio ecossistema e o mais importante é como apoia os negócios locais, colaborando para escalar e alcançar o mundo.”
O presidente da ACIC, Helon Rebelatto, reforça que a tecnologia não é mais uma tendência futura, mas já faz parte da economia atual, gerando receita e desenvolvimento para a região. “A Desbravalley é muito importante porque, desde o início, houve o encontro de diversos objetivos. Criamos dentro da ACIC o setor de feiras, já na esteira da Mercoagro, buscando outras oportunidades. Quando a DEATEC demonstrou interesse em tornar uma feira independente, nos disponibilizamos prontamente para auxiliar no processo de construção desse evento”, finalizou.