Compartilhe
Entre os dias 11 e 15 de março, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e o Centro de Profissionalização das Associações Empresariais da Baviera (BFZ), da Alemanha, promovem uma série de seminários sobre energias renováveis em quatro munícipios de Santa Catarina e um no Rio Grande do Sul.
A comitiva alemã foi recebida nesta segunda-feira, na sede da Facisc, pelo diretor executivo, Gilson Zimmermann, pelo consultor Osmar Vicentin, pelo integrante do conselho consultivo, Ernesto Reck e pelo assessor ambiental, Guilherme Dallacosta.
Segundo o diretor executivo da Facisc, Gilson Zimmermann, os eventos serão um importante momento para o intercâmbio, troca de informações e aprendizado sobre tecnologias na área da sustentabilidade trazidas por especialistas de um país que é referência no assunto como a Alemanha.
Tijucas, Gaspar, Taió, Braço do Norte e Rolante no RS serão as cidades anfitriãs dos eventos e foram escolhidas por já desenvolverem o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), um projeto da Facisc.
A primeira cidade a receber o seminário é Tijucas, em evento realizado em parceria com a Associação Empresarial (ACIT), no dia 11 (segunda-feira), às 19h. Para assistir aos seminários, basta doar um quilo de alimento não perecível.
Nos eventos serão abordados três segmentos do setor de energia renovável: biogás, energia fotovoltáica e a atuação de cooperativas de energia. O objetivo é fortalecer a disseminação de novos conceitos e tecnologias de energias renováveis, de particularidades acerca do funcionamento de cooperativas de energia, da comercialização de energia e estreitar laços que favoreçam o estabelecimento de parcerias institucionais e comerciais entre os estados brasileiros e a Baviera.
Os seminários serão ministrados por três especialistas em energias renováveis do setor privado da Baviera. Além das apresentações, eles farão visitas a potenciais parceiros públicos e privados, a fim de fomentar a implementação de práticas sustentáveis e sistemas de energia renovável no Brasil.
Integram a comitiva Alemã:
Christian Etzkorn é o responsável por falar sobre biogás. Ele é diretor executivo da AWITE, empresa alemã com filial no Brasil, especialista em tratamento de biogás e geração de energia a partir deste material.
Werner Hirmke é engenheiro eletrotécnico da Ikratos, empresa alemã focada em sistemas fotovoltáicos. Werner vai falar sobre a utilização, novos sistemas e tecnologias de energia solar. Para falar sobre o conceito de Cooperativas de Energias.
Katharina Habersbrunner é mestre em Energia Renovável e Gestão de Sustentabilidade tem muitos anos de experiência em energia renovável, sistemas energéticos descentralizados e modelos empresariais sustentáveis. Como membro do conselho da cooperativa de energia cidadã BENG eG, é responsável pelo planejamento, financiamento, instalação e operação de projetos de energia renovável na Baviera.
O grupo também conta com Martin Wahl, que é diretor da divisão internacional da BFZ, maior Instituto de formação profissional da Europa e que hoje desenvolve principalmente projetos para capacitação profissional, entre eles trabalhos para a profissionalização de refugiados.
“O Brasil tem condições muito favoráveis para o setor de energias renováveis e acredito que as empresas da Baviera poderiam cooperar com as empresas brasileiras na divulgação da tecnologia e das oportunidades de negócios disponíveis”, destaca o diretor.
A rodada de seminários conta com apoio da Secretaria de Economia, Desenvolvimento e Energia do Estado da Baviera, Alemanha.
Agenda de Seminários internacionais sobre energias renováveis:
11/03 – 19 h – Tijucas (Inscrições na Associação Empresarial ACIT)
12/03 – 14h – Gaspar (Inscrições na Associação Empresarial ACIG)
13/03 – 14h – Taió (Inscrições com a Associação Empresarial ACIT)
14/03 – 14h – Braço do Norte (Inscrições com a Associação Empresarial ACI Braço do Norte)
15/03 – 14h – Rolante (Inscrições com a ACISA)