Facisc reúne presidentes das ACIs para criação do Instituto DEL




 

A  Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) reuniu nesta quarta-feira, 2/2, a Assembleia Extraordinária do Conselho Diretor, formado pelos presidentes das ACIs. O evento, que aconteceu de forma presencial, teve como objetivo aprovar alterações estatutárias. Uma das principais alterações foi a aprovação da criação do Instituto DEL (IDEL). A ideia é que a Facisc possa fortalecer e expandir o Programa DEL. O presidente da Federação, Sérgio Rodrigues Alves, explicou que o Programa terá grandes parcerias este ano, com Governo do Estado, entidades alemãs e com a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) e precisa desta alteração para que o Programa tenha mais autonomia.

Alves também explicou que esta é uma reunião bem técnica que está prevista quando há a necessidade de alterações no estatuto da entidade.

O Programa DEL

A Facisc lançou em 2011 no município de Fraiburgo o Programa Desenvolvimento Econômico Local (Programa DEL), para atender a demanda de associações filiadas e diversas prefeituras catarinenses de promover um programa específico para o desenvolvimento econômico local de pequenos e médios municípios. Os bons resultados, obtidos em diversos lugares nos primeiros anos do Programa, chamaram atenção de outras federações empresariais e hoje 30 municípios de Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo participam dos Programas DEL e DEL Turismo.