Facisc realiza debate sobre ferrovias catarinenses nesta quarta




Um amplo debate sobre as ferrovias será realizado amanhã, quarta-feira, 21/7, pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). Essenciais para a logística do transporte de cargas, as ferrovias catarinenses ser]ao o tema central do evento que será transmitido ao vivo às 14h no Canal FACISC no Youtube. No evento será abordada a atual situação da infraestrutura e movimentação das ferrovias, os novos projetos e perspectivas na visão dos concessionários (RUMO e FTC), das entidades representativas (FACISC e FIESC) e do Governo do Estado (SEINFRA/SC).

Segundo o diretor de Infraestrutura e Logística da Facisc, Antônio Carlos Guimarães Neto, o objetivo é buscar um alinhamento sobre as discussões relativas à infraestrutura ferroviária de SC. “Hoje não temos unicidade em nosso estado sobre esse assunto e, em função disso, não temos previsão de novos investimentos ferroviários por parte do governo federal em SC. Precisamos então discutir alternativas e construir um discurso e um planejamento unificado entre poder público e entidades empresariais”, explica.
Além disso o Governo Federal está trabalhando no Plano Nacional de Logística, o PNL 2035, o planejamento integrado de transportes e logística para os próximos 15 anos, que terá como alguns desdobramentos o Plano Nacional de Transportes Terrestres (PNTT) e o Plano Estadual de Logística e Transportes de SC (PELT-SC), que definirão os investimentos em infraestrutura viária para o estado até 2035. “Para buscarmos os melhores resultados em Santa Catarina, precisamos estar organizados e unidos”, destacou o diretor.