Compartilhe
O presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Ernesto João Reck, acompanhado do primeiro vice-presidente da Facisc, Jonny Zulauf, e do diretor Executivo, Gilson Zimmermann entregaram na tarde de ontem (5/6) nas mãos do presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Silvio Dreveck, ofício que propõe melhorias no prêmio de Certificação de Responsabilidade Social da Alesc.
O presidente da Alesc solicitou de imediato encaminhamento da proposta à Comissão Mista de Responsabilidade Social, na qual as duas entidades fazem parte, juntamente a outras 15 entidades e órgãos governamentais de Santa Catarina.
Entre as principais sugestões da pauta, a promoção de seminários com públicos estratégicos (comunicadores, formadores de opinião, empresários, entre outros) para o fortalecimento da cultura da Responsabilidade Social/Sustentabilidade em Santa Catarina, além da promoção, por meio da Escola do Legislativo de capacitações, de oficinas sobre a elaboração de Balanços Sociais e Relatórios de Sustentabilidade para potencializar a publicação das boas práticas estaduais e incentivar o maior número de participações e certificações no certame.
A Facisc também sugere a veiculação de um programa nos canais de comunicação da Alesc que coloque Santa Catarina no centro da estratégia das empresas e organizações quando o assunto for Responsabilidade Social/Sustentabilidade.
Na ocasião, o presidente da Facisc, apresentou as principais diretrizes e ações da entidade. “Nossos posicionamentos são definidos em conjunto. Atuamos em um modelo de gestão voluntária, com a participação de 52 diretores em prol do desenvolvimento da economia catarinense. Temos mais de 500 núcleos com a capacidade de aplicar metodologias de gestão para diversos grupos empresariais e para a busca de soluções em conjunto. A presidente nacional da mulher empresária é de Santa Catarina, o presidente nacional dos jovens empresários também. Duas lideranças que confirmam as boas práticas realizadas nesses núcleos por meio do Programa Empreender e consolida o estado como referência de associativismo no Brasil”, explicou.
Infraestrutura de SC
Os representantes da Facisc também estiveram no gabinete do deputado estadual Valdir Cobalchini para manifestar apoio ao novo projeto de Lei PL 0216/2017, que institui imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) em SC. A PL propõe que 10% do produto da arrecadação do IPVA, pertencente ao Estado, seja destinado à manutenção e conservação da malha viária estadual, estabelecidos anualmente em Lei Orçamentária. Segundo o presidente da Facisc, Ernesto Reck, a proposta atende o pleito da Federação sobre a melhoria da infraestrutura de Santa Catarina.
De acordo com o projeto de lei, a obrigatoriedade do repasse dos 10% garantirá a segurança legal de mecanismos que solucionará a conservação da malha viária do estado. “As condições das estradas estaduais compromete o desenvolvimento econômico das regiões e põe risco à segurança dos usuários diante da ameaça de acidentes em virtude do trânsito em rodovia com estado precário de conservação”, justifica Cobalchini.