O Observatório Uruguai, em Itapiranga, recebeu a Plenária Regional da FACISC, nesta terça-feira (28), que tratou “O papel das lideranças no fortalecimento do turismo e na criação de oportunidades locais”. O encontro foi conduzido pela vice-presidente regional da Federação, Vanessa Back Bertol, e pelo presidente da associação local, ASSEMIT, Francelino Ribeiro, e contou com a presença do presidente da FACISC, Elson Otto.
O presidente da FACISC, Elson Otto, reforçou a importância da participação, falou sobre o engajamento das lideranças da região na defesa das demandas do setor produtivo e no associativismo. Ele pediu que as entidades estejam atentas e unidas ao setor público para que “juntos possamos transformar e construir diálogos para melhorar o desenvolvimento das cidades”.
A programação se iniciou com uma visita técnica ao Memorial da Oktoberfest, seguida de um momento de integração no Observatório Uruguai, onde os participantes puderam apreciar um equipamento de turismo, valorizando o potencial turístico e cultural do município.
Na pauta, a coordenadora de Projetos do IDEL – Instituto de Desenvolvimento Econômico Local da FACISC, Aline Nandi, apresentou dados e tendências do turismo sustentável e regenerativo, destacando que “o turismo é uma ferramenta de diversificação econômica e de fortalecimento da identidade regional, capaz de gerar renda e preservar o meio ambiente quando planejado de forma integrada”. Aline trouxe dados sobre o setor e cases sobre o desenvolvimento do Turismo em Orleans e Treze Tilhas.
A vice-presidente regional da FACISC, Vanesa Back Bertol, conduziu a reunião, ao lado do presidente da ASSEMIT, Francelino Ribeiro, anfitrião do evento. Também participaram representantes das ACIs de São Miguel do Oeste, Maravilha, Palmitos, São João do Oeste, Mondaí, Iporã do Oeste, Itapiranga, Santa Helena e Tunapolis e demais municípios que integram a regional.
Fortalecimento regional – Durante a plenária, os presidentes das ACIs reforçaram a importância de fortalecer a marca territorial do Extremo Oeste e de ampliar a cooperação entre os municípios para o desenvolvimento do turismo e da economia regional. O prefeito de Itapiranga, que é presidente da Ameosc, Alexandre Ribas, também participou do encontro e destacou a necessidade de consolidar uma identidade turística regional mais integrada. Ele convidou os participantes para o lançamento da marca Caminhos da Fronteira e citou o investimento que a associação de municípios está fazendo em relação ao setor.
O diretor da FACISC Milvo Zancanaro e a consultora de atuação regional Márcia Tonet, apresentaram o Programa Voz Única 2026, destacando a evolução das prioridades da regional, trazendo um panorama detalhado do status de cada pleito e as melhorias implementadas para a continuidade. Ainda fizeram parte da pauta, o cartão bee Despesas Corporativas, com a consultora Jéssica França, e a evolução do Programa Empreender na regional, que chega a 76 núcleos, com a consultora Simone Klunk.
A reunião foi prestigiada por presidentes, diretores, executivos e associados às Associações Empresariais da região, além de lideranças empresariais e políticas.













