Compartilhe
O ODS Think Tank, um grupo de estudos, debates e pautas estratégicas foi formado nesta terça-feira (14), por especialistas, influenciadores e estudiosos, representando os setores público, privado, universidade e sociedade civil.
Assessora de responsabilidade social da FACISC e coordenadora do Movimento Nacional ODS Nós Podemos Santa Catarina, Adelita Adiers representou a Federação no encontro que foi realizado no auditório da ENGIE Brasil Energia.
O grupo contou com uma palestra do professor de administração pública da ESAG/UDESC Leonardo Secchi, o qual explicou a definição do conceito Think Tank:
“são organizações voltadas a dar cientificidade às políticas públicas. Tornam possível que políticas públicas sejam feitas com base em dados, em evidências, ao invés de interesses”, conta Secchi.
Como ponto de partida para o ODS Think Tank, a Federação Catarinense de Municípios – FECAM apresentou um diagnóstico Marco Zero dos Indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Estado, trazendo uma série de indicadores que mostram como está o índice de desenvolvimento sustentável em SC, relacionado aos ODS.
“Todos os nossos municípios estão médio baixo ou médio no quesito desenvolvimento sustentável. Muitas ações ainda precisam ser feitas para alcançar um desenvolvimento sustentável alto”, avalia Alison Fiuza, Economista e Coordenador de Planejamento Estratégico da FECAM.
Próximos passos
A partir de agora o grupo deve definir o planejamento de atuação para 2018. “Os próximos passos serão definir a estratégia de atuação do ODS Think Tank, entre elas analisar os indicadores apresentados pela FECAM e buscar outras fontes de indicadores”, explica explica Clarissa Iser, diretora da PROJETA Planejamento e Marketing e Coordenadora de Projetos e Recursos do Movimento ODS Nós Podemos SC.
Como vai funcionar
A proposta é que o grupo tenha encontros bimestrais com duração de duas horas, conduzidos por representantes da Coordenação Estadual do Movimento. O ponto de partida será a apresentação do diagnóstico dos ODS em Santa Catarina.
“O propósito é promover articulação e interlocução com públicos de interesse, apresentar proposições para melhorias nos indicadores, e encaminhar propostas de ação para as partes interessadas, a exemplo do poder público”, salienta Clarissa.