Compartilhe
A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) participa nesta semana da Academia AL-Invest 5.0, realizada em Lima, capital do Peru. O evento, que começou ontem e vai até sexta-feira (17) promove atividades para o desenvolvimento profissional dos executivos de todas as entidades empresariais que participam do programa, com treinamento e oportunidades de networking intenso.
“A troca de experiências será muito enriquecedora para o Sistema Facisc. Desse encontro vão nascer diversas parcerias institucionais e até mesmo comerciais”, afirmou Gilson Zimmermann, diretor executivo que está representando a entidade durante todo o evento nesta semana. Ele participará também de rodas de negócios para a promoção da Facisc, em reuniões B2B, uma atividade em que os executivos realizam parcerias com pessoas de interesse.
Para o vice-presidente da Facisc, André Odebrecht, o Al Invest representa uma nova dimensão de oportunidades para todo o Sistema Facisc. “Por meio da proatividade do grupo técnico e dirigente da nossa Federação foi possível estarmos aptos a receber recursos internacionais, via projetos vencedores devidamente reconhecidos que tratam da produtividade, representatividade feminina, meio ambiente, recursos financeiros, soluções inteligentes para a competitividade de nossas empresas como um todo”, afirmou.
O programa AL-Invest 5.0 é a mais importante cooperação internacional financiada pela União Europeia para o setor empresarial da América Latina. Ele vai durar quatro anos (2016-2019), tempo que irá implementar atividades para promover a produtividade de mais de 27.000 micro, pequenas e médias empresas (MPME) em 18 países da América Latina.
Este programa é coordenado por um consórcio de 11 organizações internacionais, sendo liderado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz, Bolívia (CAINCO). Conta, ainda, com a participação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Cámara de Comercio de Lima (CCL), da Cámara Nacional de Comercio y Servicios del Uruguay (CNCSU), da Asociación Guatemalteca de Exportadores (Agexport), da Cámara de Comercio de Costa Rica (CCCR), da Cámara de Comercio e Industria de El Salvador (CCIES), da Cámara de Comercio e Industria de París (CCPARIS), da Sequa gGmbH, da Eurochambres e da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).
A Academia tem apoio da Eurochambres (criadora do formato) da Câmara de Comércio de Lima (co-organizadora e apresentadora do evento) e da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz (instituição coordenadora do programa AL-Invest 5.0).
Reconhecimento
A Facisc foi uma das 26 iniciativas aprovadas entre as 124 propostas do mundo todo para integrar ao Al-Invest 5.0, programa com objetivo de reduzir a pobreza na região e melhorar a produção das micro e pequenas empresas.
“Na prática, a Facisc vai desenvolver metodologias para empresas e organizações empresariais, capacitações, criação de redes colaborativas com o fortalecimento dos seus programas. A entidade irá contribuir para o desenvolvimento do estado de Santa Catarina por meio de crescimento integrado para a coesão social dos países latino americanos”, afirmou o presidente da Facisc Ernesto Reck.