Compartilhe
Nesta sexta-feira, 24/6, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) levará para a Alemanha, prefeitos das cidades de Braço do Norte e São Ludgero, e empresários dessas cidades e outras cidades catarinenses para conhecer de perto o modelo alemão que influenciou a criação do Programa de Desenvolvimento Econômico (DEL), realizado em Santa Catarina pela Federação.
Também participam da missão agentes de desenvolvimento, presidentes de associações dos municípios, empresários de Getúlio Vargas (RS) e o vice-presidente do Programa DEL na Facisc, Alexandre Engel Ruscheinsky. O grupo, que conta com 19 participantes, ficará na Alemanha até o dia 3/7.
Para Ruscheinsky, o desafio da Facisc com o DEL é dar competitividade para as empresas e gerar a melhoria do ambiente empresarial onde estão inseridas. “Essen, na Alemanha, é a principal referência do Programa DEL, mas também nos baseamos em outras iniciativas, inclusive brasileiras”, exemplifica.
A viagem contará com visita à Câmara de Artes e Ofícios de Essen e à Agência de Desenvolvimento do Município de Essen para conhecer políticas e projetos de atração de investimentos. Também visitarão a Câmara do Comércio e da Indústria de Essen e o Starter Center Essen. centro de apoio a novos empreendedores, a Federação das Câmaras de Oİcios em Düsseldorf, e a Cooperativa de Crédito Genobank em Essen para conhecer o local e questões relacionadas ao acesso da MPE ao crédito. A cooperativa já foi eleita diversas vezes como melhor banco do município.
O roteiro inclui ainda visita à incubadora “Triple Z” que foi criada no âmbito do Programa para o desenvolvimento local e a filial da Câmara de Düsseldorf em Oberhausen para conhecer os serviços de consultoria empresarial, energético e ambiental oferecidos à MPE.
Para o presidente da Associação Empresarial de Iporã do Oeste – ACIIO, Alexandre Ruscheinsky, a implantação do programa DEL no município, está se tornando um marco. “É um divisor de águas. Nosso município possui diversos fatores que o tornam estratégico, e a soma de forças: político, privado e sociedade, fará com que nossas qualidades sejam alavancadas, e assim, com essa combinação de esforços, poderemos enfim, trabalhar com ações coordenadas e a longo prazo”.
Para o presidente da Acivale, de Braço do Norte, Roberto Michels, conhecer o local onde iniciou o programa é de grande relevância para Braço do Norte. “Nosso objetivo é ir in loco visitar o berço do desenvolvimento e conhecer os inúmeros cases de sucesso da Europa. A expectativa é acompanhar todo o processo que já está solidificado há décadas e implantar no nosso município”, afirma o presidente.
Programa
O Programa Desenvolvimento Econômico Local tem como objetivo instituir um modelo de gestão, capaz de contribuir para o desenvolvimento das cidades catarinenses. Através do Programa, os municípios, unem iniciativa pública e privada para garantir a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável do município. Tudo feito em parceria e por meio da implementação da política de desenvolvimento sócio econômico.
A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e o Centro de Formação Profissional das Associações Empresariais da Baviera (BFZ) são parceiros na realização do Programa.
A intenção da Federação é multiplicar o programa. Até o final de 2016 a entidade pretende chegar a 33 cidades de Santa Catarina.
Legenda foto: Parte dos integrantes da delegação da missão antes do embarque para a Alemanha.