Compartilhe
A Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc) recebeu na manhã desta quinta-feira, 15/9, o embaixador da Indonésia, Edi Yusup. A intenção é fortalecer as relações comerciais com o país.
Segundo o embaixador Edi Yusup, Santa Catarina é o parceiro mais estratégico da Indonésia no Brasil. “As relações comerciais crescem a cada ano. Só no primeiro semestre cresceram 80%. A maior parte dos turistas brasileiros que visitam a Indonésia são de SC.” O Itamaraty e a Indonésia estão desenvolvendo um plano de ação para incentivar as parcerias, principalmente na parte de tecnologia. As tratativas para que o frango catarinense chegue a Indonésia foi outro tema abordado pelo embaixador e pelo cônsul honorário, Luiz Carlos Barravieira Júnior.
Uma grade oportunidade de negócios com a Indonésia foi apresentada pela embaixada, a 37a edição da Tradxpo Indonésia. O evento será realizado em ICE Indonesia Convention Exhibition Tangerang de 19 a 23 outubro 2022 apresentando as novidades de empresas de Indonésia e internacionais relacionadas aos setores de Negócios. Também existe a possibilidade da participação on line.
O encontro contou com a presença de diretores da Facisc, da Fiesc, do Instituto DEL, da Associação Empresarial de São Bento do Sul, do Sindicarne, do Núcleo de Comércio Exterior de Joinville e de Imbituba, Sebrae-SC, além de representantes de empresas.
O diretor de Relações Internacionais da Facisc, Sérgio Matte, destacou que é de extrema importância que Santa Catarina e a Indonésia possam se conhecer para aumentar as conexões entre as duas localidades.
O superintendente da Facisc, Rodrigo Busana, apresentou como a Federação atua e como ela pode ajudar na relação entre as empresas da Indonésia e do Brasil, em especial em Santa Catarina.
O desenvolvimento econômico local foi o tema abordado pelo consultor Osmar Vicentin, do Instituto DEL. Ele mostrou como a Facisc vem atuando na promoção de políticas públicas e parcerias privadas para o desenvolvimento dos municípios catarinenses. O Programa DEL extrapolou as fronteiras de Santa Catarina e hoje está em mais sete estados brasileiros.
Os dados destacados pelo vice-presidente regional Odílio Guarezi mostraram aos indonésios o potencial catarinense na produção do agro businesses. “Destaque para a produção de ostras e mariscos e a maior densidade de startups do Brasil na Grande Florianópolis. Com destaque para o faturamento deste setor na capital ultrapassa 8,5 bilhões”. Além desses setor Guarezi destacou o turismo como grande fonte de renda para o estado catarinense.
Alaor Tissot, membro do Conselho Superior, fez a apresentação sobre a atuação institucional, da Federação.