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A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) vai integrar o grupo de trabalho encarregado de discutir medidas prioritárias para o entorno do contorno viário da Grande Florianópolis. A decisão foi tomada após uma reunião conduzida pelo Promotor Daniel Paladino do Ministério Público no dia 18/3, onde questões cruciais foram abordadas. O vice-presidente Regional da Grande Florianópolis, Sander de Mira, destacou que o grupo vai ajudar a direcionar ações que precisam estar em primeiro plano para os municípios. “A Facisc, juntamente com os demais membros do grupo de trabalho, aguarda ansiosamente por mais detalhes sobre o desenvolvimento dessas iniciativas essenciais para a região e a garantia de uma supervisão eficaz das informações. O compromisso de integração dos planos diretores dos municípios envolvidos foi firmado, visando uma abordagem conjunta para questões de transporte, desenvolvimento urbano e turismo”, explica.
O Promotor de Justiça ressalta a importância de tratar sobre a responsabilidade dos municípios na revisão dos Planos Diretores para que as áreas vizinhas ao Contorno Viário sejam ocupadas de forma planejada. “A questão do Contorno Viário é um assunto que está em voga há muito tempo e agora acompanhamos mais de perto os seus impactos em relação ao entorno e à ocupação dessas áreas que se estendem por mais de um município”, destacou.
“Essa reunião foi fruto de uma provocação por parte do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (COMDES), presidido pelo Valmir Antunes da Silva, que me procurou e levou essa preocupação, que não é só do COMDES, mas sim da sociedade, em relação à forma como essas ocupações no entorno seriam encaminhadas pelos municípios. O nosso trabalho é no sentido de sermos uma ponte entre todos os envolvidos – municípios, Governo do Estado, entidades da sociedade civil – para que nós possamos, minimamente, ter um planejamento em relação a essas áreas fundamentais que se extraem por mais municípios que compreendem a questão da vizinhança do Contorno Viário”, salientou.
O presidente do COMDES, Valmir Antunes da Silva, explica o entendimento necessário sobre as rodovias e seus impactos em toda a sociedade. “Como engenheiro civil atuante na área de transporte durante a minha vida toda, sempre me chamou atenção o que significa, de fato, uma rodovia ou uma via urbana além do transporte de veículos e pessoas ao longo destas vias. É muito mais do que transportar ou propiciar transporte. Uma via é a principal indutora de ocupações no seu entorno, mesmo antes do seu projeto, e nem sempre levamos isso em consideração”, disse.
Como participante de um estudo sobre o impacto ambiental da construção do Contorno Viário da Grande Florianópolis, Valmir ressaltou que o assunto não é recente. “Nos anos 1980, um estudo já previa a necessidade de fazer um planejamento integrado das áreas do entorno do Contorno Viário. Então, isso não é nenhuma novidade. Por isso, o COMDES tomou esse tema como um dos prioritários de suas ações”, declarou.
O Senador Esperidião Amin também participou da reunião e falou sobre a possibilidade de o Contorno Viário iniciar as operações em julho. “Nós não podemos perder a chance de fazermos o melhor uso possível da última chance que nós temos. Estamos fazendo o acompanhamento técnico, com relatórios semanais, e eu gostaria de dizer que eu já apostei que em julho nós teremos em operação do Rio Inferninho, em Biguaçu, até a ligação sul da BR-101 com o Contorno (Trevo da Trombeta), mas, para isso, o ritmo das obras tem que melhorar”, destacou.
No encontro, o engenheiro eletrônico Cássio Taniguchi apresentou uma palestra sobre o planejamento que precisa ser feito pelos gestores dos municípios envolvidos no Contorno Viário, incluindo saúde, educação e segurança, por exemplo. Taniguchi também falou sobre o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis e trouxe dados sobre a atual situação da mobilidade urbana da região, que, de acordo com ele, possui uma ocupação dispersa e fragmentada.
“Esse tipo de ocupação forçou a uma constatação de que 60% dos empregos na região metropolitana de Florianópolis se concentram em Florianópolis, com menos habitantes que empregos. Há um movimento pendular, no sentido dos habitantes dos municípios da região da Grande Florianópolis para onde estão os empregos, em Florianópolis. São mais de 138 mil pessoas que atravessam a ponte todos os dias”, completou.
Todos os representantes do Legislativo, do Executivo estadual e municipal e da sociedade civil se manifestaram sobre o planejamento do entorno do Contorno Viário.
No final do encontro, o Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, destacou ser importante o papel de articulação do Ministério Público. “Com o apoio do Parlamento, dos outros órgãos do Estado, das prefeituras, das entidades governamentais e não governamentais, nós podemos efetivamente contribuir para a melhor solução diante de um caso desta magnitude e complexidade”, finalizou.
Com a Agenda 2034 em mente, que marca o término da concessão e o plano de mobilidade para Florianópolis e região, as ações prioritárias incluirão a conclusão do contorno viário e a melhoria do transporte coletivo intermodal urbano.