Compartilhe
Na tarde desta terça-feira (25/4), o presidente em exercício da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), André Armin Odebrecht, reuniu-se com o diretor de Operações do Badesc – Agência de Fomento de Santa Catarina, João Carlos Grando, para propor uma integração da agência à Rede Colaborativa desenvolvida pela Facisc no programa internacional Al Invest, incentivado pela União Europeia.
O programa apoia ações promovidas pela Federação nos projetos de desenvolvimento econômico sustentável nos municípios catarinenses. Também participaram da reunião o coordenador de Projetos da Facisc, Osmar Viventin, consultora regional da Facisc, Carina Casanova, e o gerente de Operações Especiais do Badesc, Rodrigo Morijuti.
Para o presidente em exercício, a União Europeia está apostando no aumento da produtividade das empresas, fortalecimento de organizações empresariais para a geração de emprego e para a retomada do crescimento econômico a fim de resgatar um equilíbrio social na América Latina. Uma das ações estratégicas da Facisc para a promoção do Al Invest é firmar parcerias com as principais instituições do sistema financeiro e de fomento do estado para a melhoria da produtividade das empresas e para que haja uma sustentabilidade econômica.
“A Facisc reúne mais de 34 mil empresas, por intermédio de suas 146 Associações Empresariais, constituindo o maior sistema empresarial voluntário do Estado pela sua capilaridade de atuação e pela diversidade de setores que representa através do associativismo. Assim, queremos estruturar essa rede colaborativa dentro do programa Al Invest para propor um debate com instituições que atuem de forma direta ou indireta para o melhoramento da produtividade das empresas e, em consequência, reduzir a desigualdade social na América Latina, que é o propósito fim do programa”, afirmou André Armin Odebrecht, ressaltando a Badesc como um grande parceiro em potencial para participar da Rede promovida pela Federação.
Na ocasião, Grando afirmou o compromisso de realizar uma parceria por meio de um Termo de Cooperação, com o objetivo de traçar estratégias de atuação para fomentar as empresas associadas às 146 ACIs filiadas à Facisc. “Vamos pensar em instrumentos para a Badesc contribuir com as ações da Facisc, fomentar seus projetos institucionais de fins sustentáveis e de orientações e capacitações empresariais, que mobiliza todo o Sistema, com o objetivo também de amparar essas empresas na redução de gargalos por meio de recursos financeiros. Podemos desenvolver, por exemplo, fundos garantidores e as 146 ACIs filiadas podem ser nossos grandes parceiros correspondentes para propagar produtos do Badesc”, declarou.
Na reunião foi acordada a assinatura do termo durante a Assembleia dos presidentes, na Expogestão. Amanhã, o presidente interino da Facisc também irá se reunir com o gerente de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Felipe Castro do Couto. As reuniões também visam discutir a responsabilidade socioempresarial nas Associações Empresariais.
Al Invest
O Al-Invest 5.0 é um programa de financiamento em parceria da União Europeia com a América Latina que tem por objetivo a redução da pobreza na região e melhoria na produção de micro, pequenas e médias empresas. A Facisc foi uma das entidades selecionadas da América Latina para desenvolver projetos de sustentabilidade econômica.
Na prática, a Federação vai desenvolver metodologias para empresas e organizações empresariais, capacitações, criação de redes colaborativas com o fortalecimento dos núcleos do Programa Empreender, que reúne atualmente cerca de 7.209 mil empresas em 502 núcleos, uma plataforma web para conectar as empresas que atuam no Sistema Facisc, capacitações para participação em licitações, para gestão empresarial, realização de rodada de negócios, feiras, missões internacionais, e aumento da capacidade de acesso a financiamentos.
O empoderamento da mulher também será trabalhado através de ações que fortaleçam o Conselho Estadual da Mulher Empresária e os núcleos de mulher, que reúnem cerca de 1 mil mulheres empresárias só em Santa Catarina. Entre essas ações, serão realizados treinamentos voltados para formação de lideranças empresariais e políticas. No Programa Empreender, num universo de 6 mil empresários, 42% são mulheres.
A Uniao Europeia apoia o fortalecimento do tecido institucional da Facisc e das outras demais 26 instituições para promover o desenvolvimento, melhorar a economia, gerar emprego e fazer com que o cidadão possa ter o seu próprio sustento na América Latina. A Confederação das Federações de Associações Empresariais do Brasil (CACB) faz parte do consórcio executor do AL-Invest 5.0, que é formado por 11 organizações internacionais e coordenado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz da Bolívia (CAINCO).