Compartilhe
A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) presta uma justa homenagem ao empresário e senador José Henrique Carneiro de Loyola pelos seus 90 anos que serão comemorados nesta quarta-feira, 12/10.
Loyola é um dos empresários mais atuantes e inovadores do estado. Foi um dos fundadores da Fundação Empreender, braço técnico da Facisc. Foi presidente da Associação Empresarial de Joinville e senador da República. Presidente da Fiação São Bento, de São Bento do Sul, e acionista controlador da Cia. Fabril Lepper, indústria têxtil centenária de Joinville, o empresário teve participação intensa também na política, no associativismo e na área social.
O presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, destaca o legado construído em prol do empreendedorismo e fortalecimento das pequenas e microempresas. “A sua preocupação com a perenização das empresas é marca do legado deixado por Loyola. A criação da Fundação Empreender e a assinatura do convênio com a HWK – Handwerskammer, Câmara de Artes e ofício de Munique e Alta Baviera em 1991, foram marcos do importante projeto de apoio e aperfeiçoamento das empresas associadas, que se mantém através do programa Empreender até os dias atuais. Parabéns Loyola”. Sérgio é genro de Loyola e trabalhou muitos anos ao lado do sogro em diversos empreendimentos. A filha Maria Regina, atual presidente da Associação Empresarial de Joinville, segue os caminhos do pai à frente da empresa e da ACIJ. “Histórias que se completam e nos dão momentos de muita emoção como na posse da Acij, onde pai e filha estavam à mesa”, descreve com emoção o presidente.
Loyola também foi presidente dos Bombeiros Voluntários de Joinville às vésperas do centenário. A instituição atravessava uma dificuldade financeira muito forte e Loyola assumiu a presidência por 10 anos, o que garantiu a sustentabilidade para a corporação. Outro feito remete à criação do slogan: ‘”Bela e Santa Catarina”, que também foi ação dele quando secretário de estado de Indústria e Turismo, no início dos anos 90, e ajudou a fortalecer economicamente roteiros turísticos catarinenses.