FACISC e SEBRAE realizam workshop para coordenadores dos Núcleos Empresariais da região Grande Florianópolis




A AEMFLO e a CDL São José sediaram nesta segunda-feira (4/10) o Workshop para Coordenadores dos Núcleos Empresariais do Programa Empreender (Região Grande Florianópolis), promovido pela FACISC em parceria com o Sebrae/SC.

Mais de 50 coordenadores de núcleos do Programa estiveram reunidos para conhecer novas ferramentas para impulsionar seus negócios e discutir estratégias para alavancar os resultados de seus nucleados. Esse é o primeiro evento presencial regional do Programa Empreender, após um ano e meio de pandemia, com atividades somente virtuais.

O Workshop foi conduzido pelo coordenador do evento da FACISC, Gilson Zimmermann. Prestigiaram o evento pelo Sebrae/SC: o gerente de desenvolvimento territorial, Paulo Rocha, o  gestor do Empreender, Luciano Silva, Wanderley e Carlos da agência Sebrae SJ e o consultor Nilmar Paul.

Pela FACISC, esteve presente o VP Regional Gde Fpolis.,Odílio Guarezi e representando a AEMFLO e CDL-SJ, o presidente José Marciel Neis. Também participaram do Workshop o diretor de Núcleos Empresariais, Carlos Dias Serpa e os coordenadores de núcleos.

No encontro, a consultora do Empreender da FACISC/Sebrae, Mariane Bergmann, apresentou os principais projetos do Programa Empreender e os resultados alcançados no último ano. “Mesmo diante de uma pandemia que dificultou os eventos presenciais, terminamos o ano com grandes realizações. Uma delas foi o Programa de Aceleração de Núcleos (PAN) em parceria com o Sebrae-SC, que investiu mais de R$ 300 mil em projetos voltados exclusivamente para os Núcleos da Grande Florianópolis”, destacou. Os Núcleos ainda podem enviar propostas para o PAN, com execução até início de dezembro de 2021.

A Semana dos Núcleos foi outra ação que obteve bons resultados no último ano, com um maior engajamento dos Núcleos Empresariais, alcançando mais de 14 atividades em toda a região. Mariane também deixou sua agenda aberta para que os coordenadores dos Núcleos possam marcar reuniões de orientação e trocas de ideias.

O gestor de projetos do Sebrae/SC, Carlos Alberto Kinchescki falou sobre a importância do associativismo na trajetória das empresas, mostrando novas ferramentas do Sebrae-SC que estão à disposição dos Núcleos: Sala de Inovação nos Centros da Acate/SC, os atendimentos individuais, os trabalhos na comunidade e parcerias com as Associações. “O Sebrae/SC não trabalha sozinho, trabalha com as empresas e em parcerias com as entidades. É fundamental o empreendedor buscar uma Associação para ter todo o suporte que precisa para crescer, especialmente para contar com o apoio do Sebrae-SC. É um erro achar que uma entidade empresarial atende apenas grandes empresas, a maioria de seus associados são micro e pequenos empresários”, enfatizou.

Sobre o tema Liderança, Gilson Zimmermann, apresentou conteúdo a ser utilizado no dia a dia do coordenador de núcleo, e a jovem Kamila Laurindo, vice presidente do CEJESC, apresentou seu case de liderança no associativismo.

No período da tarde, os nucleados participaram de palestras e dinâmicas, abordando o papel do líder na condução dos Núcleos Empresariais, estratégias para o sucesso dos Núcleos e construindo um planejamento para o Programa Empreender 2022.