Compartilhe
Representantes dos municípios da Serra catarinense estiveram reunidos nesta segunda-feira (05/12) , em São Joaquim, para a Oficina técnica de intercâmbio entre municípios que integram o Programa Gente Catarina da região.
A abertura do encontro contou com a presença do presidente da Associação Empresarial de São Joaquim, Felipe Vieira Nascimento, e do prefeito da cidade, Giovani Nunes.
A programação do encontro incluiu a apresentação do case de Treze Tílias que será apresentado pelo Secretário de Desenvolvimento do município, Osmar Dalla Costa e de Thiago Moraes, da Fecam que fez uma apresentação sobre os ODS.
O objetivo foi começar a fazer o alinhamento geral das fases do programa Gente Catarina e o planejamento integrado dos municípios com as secretarias regionais e demais parceiros, para impulsionar o desenvolvimento em cidades.
A oficina contou ainda com um painel de integração e atualização do que já vem acontecendo na Rede DEL e no Gente Catarina nos cinco municípios da Serra que fazem parte da primeira fase.
Segundo o coordenador do DEL da Facisc, Osmar Vicentin, o intercâmbio e o alinhamento são importantes passos para dar início às ações do programa.
Para o presidente da Facisc, a integração dos profissionais é importante para acelerar os processos. “Com a união dos municípios podemos chegar mais rápido aos objetivos e fazer com que Santa Catarina seja destaque em gestão assim como é na economia”, enfatiza o presidente, Sérgio Rodrigues Alves.
O encontro também contou com uma fala do tenente-coronel Frederick Rambusch, coordenador do Programa, que falou sobre o Programa e a integração entre a secretaria do estado, o Gente Catarina e os municípios. “As dinâmicas que estamos prevendo irão propor o planejamento coletivo ou a integração das ações que são similares em cada um dos municípios para o planejamento regional e para posicionamento de projetos mais amplos do próprio governo do Estado para atendimento das demandas da base”, destaca Rambusch.
O encontro teve a participação das representações das secretarias regionais de saúde, assistência social, educação, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, a coordenação do Gente Catarina, e dos municípios, com os coordenadores de cada câmara técnica. Foram convidados também os vice-presidentes dos conselhos, os secretários de cada pasta envolvida com o programa e ainda os agentes de articulação.