FACISC e AMUCELEIRO avançam no movimento pró ponte entre RS e SC




 

Em uma reunião na sede da Amuceleiro no município gaúcho de Três Passos na manhã desta quinta-feira, 18/2, diversas autoridades da região discutiram ações e como formatar um plano de trabalho para avançar na pauta de construção da ponte entre Itapiranga/SC e Barra do Guarita/RS. Atualmente a travessia entre os dois Estados ainda é realizada com uma balsa.

O encontro foi solicitado pelo vice-presidente regional da Facisc, Maikel Frey, e contou com a presença do 1º vice presidente da Facisc, Elson otto, do ex-presidente da Facisc e membro do Conselho Superior, Ernesto João Reck, do diretor de relações Internacionais da Federação, Sergio Matte, além de autoridades de ambos municípios representados.

Na ocasião o prefeito de Barra do Guarita, Rodrigo Locatelli Tisot, fez uma breve recuperação histórica do pleito, falou sobre a comissão mista formada pela Ameosc e Amuceleiro em 2019 e lembrou que foram mais de 30 ações, reuniões, ofícios e atividades desenvolvidas pelo grupo.

Os representantes da Facisc apresentaram dados estruturais que reforçam e impactam a necessidade da obra e  o vice-presidente regional  Maikel Frey reforçou que a ponte é fundamental para a melhoria da competitividade e do ambiente empresarial.

Maikel ressaltou que município de Itapiranga e região são fim de linha e por isso não recebem investimentos, sequer estaduais, quanto mais federais. “Queremos trazer essa angústia e o porque entendemos que este pleito é tão importante. Precisamos sensibilizar os novos gestores municipais. Por isso tivemos a reunião com a Ameosc no mês passado, agora essa e já estamos alinhando uma nova reunião com o senador Jorginho Mello que tem, de fato, demonstrado um alinhamento” reforçou.

O vice presidente lembrou que não ocorrem investimentos na infraestrutura do extremo oeste e falou da importância de unir forças entre o público e o privado. “A ideia é sairmos com uma pauta de trabalho, para que possamos fazer parte, sugerir, ser propositivos. O associativismo faz muita coisa, desenvolve as nossas empresas, mas muita coisa acontece coletivamente. Estamos a disposição para ajudar a construir este pleito neste momento”, considerou.

O secretário de Administração de Itapiranga, Alexandre Siqueira que representou o prefeito Alexandre Ribas, disse que a pauta é antiga e esse movimento quer resgatar a pauta e evitar deixar ela esfriar como ocorreu em momentos anteriores.  Também sugeriu manter uma agenda permanente para esta pauta e envolver ainda mais as forças empresarias. “Problemas como o fechamento da ponte em Iraí há pouco, do Guarita e Itapiranga, porém não há um olhar para isso. A bancada do Oeste está dando resultado e precisamos fazer com que tenham essa bandeira também. É um pleito que precisa muito do envolvimento e defesa da esfera federal e da união entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Entre as sugestões levantadas pelo diretor da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Eduardo Freire, está a busca pela criação de uma frente parlamentar permanente para a defesa do projeto estruturante para a economia catarinense e gaúcha, em nível federal, unindo assim deputados e senadores de ambos estados para atuar nesta pauta e integrar o orçamento entrando forte nesta disputa e evitando-se entrar em emendas parlamentares. Além disso também sugeriu o envolvimento da Fecam que será convidada a integrar uma comissão que foi formada envolvendo representantes da Amuceleiro, Ameosc, Facisc, Federasul, Famurs e Fecan. A intenção é que a comissão mista entre setor público e privado trabalhe junto e dar celeridade no processo.

Entre os próximos passos está a busca pela federalização da RS163 do lado gaúcho e o aceite pelo Denit para a SC163 já assinada a transferência pelo estado catarinense .

Para o presidente da Amuceleiro, Luiz carlos Balestrin, seguir o caminho, como a federalização da SC 163 é o primeiro passo, porém vai depender muito da força política e da sequência de trabalhos para sensibilizar e evoluir no processo.