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A importância da implantação do ramal da Ferroeste entre Cascavel e Chapecó foi pauta de visitas do vice-presidente Regional do Oeste, Milvo Zancanaro, e do presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Lenoir Broch, em Brasília, nesta semana. Os representantes catarinenses visitaram deputados, senadores e ministros para defender pautas do estado e do Oeste.
“A Ferroeste é de grande importância para o desenvolvimento das empresas do Oeste, pois os custos com a logística ainda são muito altos. Por isso levamos essa demanda mais uma vez aos nossos parlamentares”, reforçou Milvo.
Entidades catarinenses patrocinaram o estudo que comprova a viabilidade de construção do ramal da ferrovia. Para estimular investidores a se interessarem pelo ramal Chapecó-Cascavel, a ACIC, CEC, Facisc, Faesc, Fiesc, Ocesc e Sindicarne, além da ABPA, desembolsaram R$ 750 mil para pagar o estudo de viabilidade econômica, técnica e ambiental. Em junho de 2022, o Governo do Estado do Paraná lançou a consulta ao edital de leilão da Nova Ferroeste. A linha férrea ligará Maracaju, no Mato Grosso do Sul, ao Porto de Paranaguá, no Paraná, com um ramal ao oeste de Santa Catarina. O ramal de Cascavel até o oeste catarinense terá 263 km de extensão, 18 túneis e 31 viadutos e pontes.
“O processo está andando e pelas informações que tivemos o leilão deve acontecer nos moldes que projetado. Essa é a nossa expectativa”, relata Broch. De acordo com o presidente da ACIC, essa é uma questão que precisa ser abordada com persistência para que ao longo dos anos possa obter êxito. “A ferrovia será um grande benefício para alavancar empreendimentos em toda a região devido à redução dos custos de transportes de todo o tipo de insumo”, enfatizou o presidente da ACIC.
Outras pautas abordadas em Brasília foram a necessidade da reforma tributária e a BR-282. A ACIC defende uma reforma tributária completa, que simplifique e traga uma carga fiscal justa para as empresas. Da mesma forma, enfatiza a necessidade de manter a BR-282 em condições de segurança para o tráfego de pessoas e mercadorias. Construir a terceira pista e duplicá-la são metas que a ACIC persegue há décadas.
“Foi uma viagem com uma pauta bastante produtiva, tivemos diversas reuniões e a oportunidade de conversar com parlamentares que defendem a necessidade do ramal da Ferroeste e também de outras demandas importantes para o desenvolvimento da região e de todo o estado”, conclui Broch.
Aeroporto
Os representantes também se reuniram com Marcus Cavalcante da Secretaria dos Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), órgão ligado à Casa Civil para tratar sobre a construção da nova pista no aeroporto de Navegantes.
O Aeroporto de Navegantes é o segundo maior de Santa Catarina e principal porta de acesso para a Região do Vale do Itajaí, atendendo prioritariamente importantes cidades como: Itajaí, Blumenau, Pomerode, Brusque entre outras; polos de turismo como Balneário Camboriú e Porto Belo.
Em 2022 foi inaugurado novo terminal de cargas, porém ainda há demanda reprimida, e neste sentido, o amplo plano de investimentos anunciados pela CCR Aeroportos para ampliação e modernização do sítio aeroportuário não contempla a construção da segunda pista com 2,6 km, essencial para receber voos internacionais direto de passageiros e cargas, como consta no Plano Diretor do Aeroporto aprovado em 2013.
O objetivo é requisitar a atenção do executivo federal e o apoio da bancada parlamentar para a construção da segunda pista.
Fonte: ACIC Chapecó