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Licitada desde setembro, a ponte sobre o Rio Uruguai que liga Itapiranga em Santa Catarina e Barra do Guarita no Rio Grande do Sul ganhou mais um importante passo para que possa virar realidade. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deu a ordem de serviço para a elaboração do projeto nesta quinta-feira, 10/11. O projeto é licitado em três escopos, e somente dois receberam ordem de serviço, referente à ponte e à parte de SC. A parte do RS ainda não recebeu a ordem, o que deve acontecer futuramente.
Um pleito da Facisc, uma ligação entre dois estados, uma possibilidade de melhoria na qualidade de vida de muitas pessoas, a Ponte sobre o Rio Uruguai entre Barra do Guarita-RS e Itapiranga-SC, teve o edital lançado em junho. Esse edital previa a contratação de uma empresa para elaboração do projeto da Ponte e contemplava o estudo de todo o trecho da 163, com seu devido processo de federalização desde Tenente Portela, no entroncamento com a RSC-472 até Mondaí, no entroncamento com a BR-386, e agora finalmente foi dada a ordem de serviço.
Para o vice-presidente Regional da Facisc no Extremo Oeste, Maikel Frey, que integra o Movimento Pró-ponte, esta é a vitória de uma batalha de muitos anos. “A construção faz parte dos pleitos do Programa Voz Única na regional Extremo Oeste da Facisc e continuará como prioridade”, explicou.
O valor licitado é de cerca de R$ 4,5 milhões, prazo para a elaboração do projeto é de um ano e contemplam os três escopos.
Estão inclusos no edital todos os estudos de trafegabilidade, geologia, impacto ambiental, traçado e viabilidade econômica entre outros, além da elaboração dos projetos para possíveis obras complementares, sinalização, ampliação ou remodelação de acordo com a necessidade. A empresa vencedora foi a Única Consultores de Engenharia.
Segundo o edital a implantação de nova ponte sobre o Rio Uruguai tem por objetivo incrementar a conectividade da malha rodoviária entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Situação atual
Atualmente na região, há somente outros dois pontos de travessia sobre o Rio Uruguai: na BR-158, entre os municípios de Iraí/RS e Palmitos/SC, e entre Goio-Ên/RS e Chapecó/SC, na RS-406/SC-480. Isso gera um importante fluxo de cargas que trafega na BR-163 no Extremo Oeste catarinense, e no Noroeste gaúcho. As distâncias percorridas pelos usuários desta rota de transporte aumentam 88 km usando a travessia por Palmitos/SC. Para quem chega por Barra do Guarita/RS, um desvio de 105 km é requerido para alcançar Santa Catarina. Desta forma, com a construção da nova Ponte entre o Noroeste gaúcho e o Extremo Oeste de Santa Catarina, mitigam as distâncias e custos de transporte, tanto de passageiros como das cargas comerciais, e otimiza ainda mais a economia local. Ainda, com esta alternativa às travessias da BR-158 e da RS-406/SC-480, contribui para desafogar o tráfego nessas vias e tornar mais eficiente a conexão entre vários municípios desta região. Os resultados serão percebidos quanto à fluidez e segurança do trânsito, seus efeitos sobre os custos de transporte em geral, o número de acidentes e o bem-estar da população local.
O edital também traz um esboço da localização e do traçado da ponte, que segundo o mapa não seguiria o atual traçado da rodovia e não ficaria localizada no mesmo trecho onde hoje é realizada a travessia por Balsa e sim mais abaixo no Rio Uruguai, quase na altura do local conhecido com Remanso e fazendo uma acesso para a ponte de 800 metros em Barra do Guarita, mais 900 metros de ponte sobre o leito do rio e um acesso de 1km no lado catarinense.