VOZ ÚNICA: FACISC acompanha anúncio no Morro dos Cavalos e vistoria de obras na Serra da Rocinha

FACISC
VOZ ÚNICA: FACISC acompanha anúncio no Morro dos Cavalos e vistoria de obras na Serra da Rocinha

Sistema FACISC

Bianca Backes

Autor Bianca Backes

Compartilhe

Ministro dos Transportes anunciou começo da construção de túneis na BR-101 para até daqui 12 meses e conferiu trabalho de pavimentação e contenção na BR-285

Uma comitiva da FACISC, liderada pelo presidente Elson Otto, acompanhou duas agendas do ministro dos Transportes, Renan Filho, em Santa Catarina, ligadas a pleitos importantes do setor empresarial no estado, elencados por meio do programa Voz Única, da Federação. A primeira, na manhã desta quarta-feira (28), foi o anúncio do início das obras de construção de túneis na BR-101, na altura do Morro dos Cavalos, em Palhoça – Grande Florianópolis. À tarde foi a vez de acompanhar a vistoria ao trabalho de pavimentação e contenção na BR-295, Serra da Rocinha, no Extremo Sul catarinense, já na divisa com o Rio Grande do Sul.

“São reivindicações antigas do setor produtivo catarinense que a FACISC vem acompanhando ao longo dos anos. O trânsito no Morro dos Cavalos, na BR-101, é um gargalo que impacta o escoamento da produção, o turismo e a vida das pessoas que se deslocam no trecho. Já a pavimentação da BR-295 é algo que a comunidade aguarda há décadas e que tem o potencial de se tornar uma rota não apenas cênica, mas o trecho de um caminho que ligará Santa Catarina ao Rio Grande do Sul e, mais tarde, o Oceano Atlântico ao Pacífico”, destaca Otto, que estava acompanhado, ainda, de técnicos e diretorias de associações empresariais da região.

A expectativa do ministro é de que a construção dos túneis que “perfurarão” o Morro dos Cavalos se inicie em até 12 meses. Neste meio tempo, serão atualizados o projeto de engenharia e a licença ambiental elaborados pelo DNIT. Para viabilizar a construção, cerca de 23 quilômetros de concessão da BR-101, entre os quilômetros 221 e 244, serão transferidos do contrato da concessionária Arteris Litoral Sul para o da ViaCosteira, administrado pela Motiva. O investimento previsto para a obra é de até R$ 3 bilhões.

Tarifa de pedágio – Em contrapartida, haverá aumento da tarifa de pedágio neste trecho. Mas, de acordo com o ministro, o preço só será reajustado após o início das obras.

“A tarifa será adequada para suportar o investimento. Nós não deixamos no outro contrato, da Arteris, porque lá a tarifa já é maior. Ao trazer para cá, a gente equilibra as tarifas e garante justiça regional e equitativa para Santa Catarina”, explicou Renan Filho, que também garantiu que não há nenhum tipo de desacordo com os povos indígenas que vivem na região.

“Túnel é obra subterrânea e eles não são contrários à construção. Estamos em diálogo e em acordo com os povos originários”, afirmou o ministro.

Logística que interliga estados

Em Timbé do Sul, no Extremo Sul, o ministro anunciou que faltam ser concluídos apenas 5% da obra no trecho catarinense da BR-285 e que a expectativa é que a inauguração ocorra em dois meses. No trecho gaúcho, porém, além das obras na pista, está em execução uma ponte sobre o Rio das Antas, em São José dos Ausentes (RS) e a conclusão só deve acontecer em 2027. 

“As obras em Timbé e em Palhoça são demandas muito importantes e estamos atentos ao andamento destas obras”, avalia o presidente da Federação.

Sobre o Voz Única – A FACISC segue acompanhando os prazos e a execução das construções visitadas por meio do Voz Única. O programa ajuda a entender o que Santa Catarina  precisa para crescer e se desenvolver, levantando os desafios e necessidades. Esse conteúdo, organizado pelas Associações Empresariais do Sistema FACISC, integra a cartilha chamada “O que SC precisa”. O Voz Única é uma iniciativa apartidária da Federação, que reúne 149 associações empresariais. O objetivo é transformar reivindicações em entregas concretas para estado.

Acesse aqui a galeria de fotos: https://flic.kr/s/aHBqjCHZtW

55066288365_a155697bbe_o

Foto: 55066288365_a155697bbe_o